V Encontro Estadual do Cooperativismo Tocantinense

/ /

Com o tema “Intercooperação – Teoria e Prática” o evento aconteceu nesta sexta-feira, 30 de setembro, a partir da 9h, o V Encontro Estadual do Cooperativismo Tocantinense. Evento organizado pela OCB/Sescoop-TO – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (OCB-Sescoop/TO) com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuaria e Desenvolvimento Agrário (Seagro).

O evento aconteceu no auditório da entidade localizado na 110 Norte, lote 11, Avenida JK, em Palmas e contou com a presença de Ruiter Padua, que representou o Governo Estadual; Márcio Lopes, presidente nacional da OCB/Sescoop, Laudemir Muller (Secretaria de Agricultura Familiar-MDA); Eustáquio Santos (Superintendência Federal da Agricultra); o presidente do Ruraltins, Olimpio Mascarenhas; Agostinho Chaves (representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário) além de mais de 70 pessoas, entre representantes de cooperativas e de entidades parceiras.

Na ocasião, Ruiter Padua, que representou o Governo Estadual, fez questão de parabenizar aos cooperativistas e a OCB/Sescoop, pela atuação no Tocantins. “Estamos concluindo um levantamento que aponta que 99% das cooperativas do Estado fazem parte da OCB e isso só mostra a seriedade dessa entidade no Tocantins”, avaliou o secretário executivo.

“O atual Governo do Tocantins acredita no cooperativismo e apoia as ações da OCB/Sescoop”, garantiu Ruiter. Segundo ele, no dia 17 de outubro, o Governo vai firmar uma parceria com o Ministério Desenvolvimento Agrário, visando o fortalecimento dos pequenos produtores, que por sua vez integram as cooperativas.

Em sua fala, o presidente nacional da OCB/Sescoop fez questão de frisar a importância do cooperativismo no Brasil. Segundo ele, a OCB está presente nas 27 unidades da Federal e 1407 municípios brasileiros contam com cooperativas. Ao todo, existem mais e seis mil e seiscentas cooperativas no país, gerando 298 mil empregos diretos.

“Precisamos de intercooperação, que não é ideologia é economia; promove intercâmbio de conhecimentos, tecnologias, experiências entre as organizações de cooperativas, precisamos de profissionalização nas cooperativas”, afirmou o presidente da OCB/Sescoop, ao proferir uma palestra com o tema: Intercooperação – Teoria e Prática. “Cooperativa tem que assumir o papel de locomotiva, para o desenvolvimento das regiões e do país”, disse Márcio Lopes, aos representantes de cooperativas do Tocantins.

Fonte: Com informações da Seagro