SESCOOP/TO

Criado pela Medida Provisória 1.715, de 03 de setembro de 1998, para viabilizar a Autogestão do Cooperativismo Brasileiro.

Regulamentado pelo Decreto 3.017, de 06 de abril de 1999. No Estado do Tocantins foi implantado em 30 de setembro de 1999.

O SESCOOP operacionaliza o monitoramento e o controle da gestão de cooperativas, conforme sistema desenvolvido e aprovado em Assembléia Geral da OCB.

O SESCOOP investe continuamente na capacitação e na promoção social dos associados, dirigentes e empregados, auxiliando na implantação definitiva da Autogestão. O SESCOOP tem, ainda, o objetivo de assessorar o Governo Federal em assuntos de formação profissional e gestão cooperativista e de contribuir para a formulação de políticas adequadas à criação de postos de trabalho e geração de renda pelo cooperativismo.

A fonte principal de receita do SESCOOP é a contribuição mensal compulsória de 2,5% sobre o montante da remuneração paga pelas cooperativas aos seus empregados.

O Plano de Ações do SESCOOP/TO é aprovado anualmente (mês de outubro de cada ano) pelo Conselho de Administração de acordo com as demandas das cooperativas. Qualquer cooperativa registrada e adimplente com o sistema OCB-SESCOOP pode solicitar ações, que deverão ser encaminhadas dentro do período estipulado.

Missão

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

Visão

Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

Valores

Ética, Transparência, Profissionalismo, Comprometimento, Solidariedade, Confiança, Cooperação e Responsabilidade Social.

Conselhos

SESCOOP/TO – GESTÃO 2020/2024

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Ricardo Benedito Khouri

Conselheiros Administrativos Efetivos

Francisco de Assis Filho

Ricardo Batista de Sousa

Diogo  Silva Pelissaro

Maria Silvana Ramos

Conselheiros Administrativos Suplentes

Nemesio Tomasella de Oliveira

Ruiter Luiz Andrade Padua

Fabio Estorti de Castro 

Ranna Joyce da Silva Padre

 

CONSELHO FISCAL

Conselheiros Fiscais Efetivos:

Antônio Ventura da Costa Neto

Silvan Celestino dos Santos

Marcio Guilherme de Carvalho

Conselheiros Fiscais Suplentes

Fábio Penha Brito

Eduardo  Silva Neves

Murcio Roberto Ferreira

 

Superintendente: Maria Jose Andrade Leão de Oliveira