Técnicos da Coapa realizam palestra e auxiliam associações de produtores rurais de Pedro Afonso e região

/ /

Texto e Foto: Fred Alves

Dando prosseguimento às atividades de fortalecimento das associações rurais de Pedro Afonso e região, equipes da a Unidade Técnica da Coapa realizaram várias atividades no último final de semana. Em todas as reuniões os técnicos falaram sobre as vantagens do sistema cooperativista e sua importância para o crescimento do agronegócio brasileiro.

No sábado, 3 de setembro, o engenheiro agrônomo Bruno Gorri e a técnica em agropecuária Taíse Ferreira realizaram reunião na Associação de Pequenos Produtores Rurais Jaó, zona rural do município de Itacajá. Com a presença de 25 agricultores familiares, foi ministrada palestra sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual), onde os técnicos explicaram a importância de utilizá-los; e com exemplos práticos ensinaram a vestir, retirar e lavar os EPI’s de forma correta. A equipe técnica também falou a respeito da devolução das embalagens dos agrotóxicos nas centrais e unidades de recebimento, explicando como fazer a tríplice lavagem.

Os profissionais da Coapa aproveitaram para explicar que a Coapa conta com um Núcleo Feminino formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. A técnica em agropecuária Taíse Ferreira disse tratar-se de um órgão consultivo e auxiliar onde a mulher pode expressar sua opinião, além de ser um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista. Aproveitou para informar os objetivos e as ações já realizadas pelo grupo criado em junho de 2010.

Na ocasião as mulheres da Associação Jaó foram informadas que a Coapa terá um estande na Expo-Festsoja 2011 (XXV Exposição Agropecuária de Pedro Afonso e X Festa da Soja), que acontecerá de 10 á 18 de setembro, onde o Núcleo Feminino também terá seu espaço para mostrar seus artesanatos, divulgando o trabalho que as esposas dos produtores rurais realizam. As agricultoras foram convidadas a expor seus produtos na feira que volta a ser realizada após três anos por iniciativa do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região e da Coapa.

“As mulheres ficaram muito entusiasmadas com a ideia e irão enviar peças artesanais para a exposição”, relatou Taíse Ferreira, informando que foi marcada uma reunião para o próximo sábado, 10 de setembro, onde as mulheres da Associação Jaó irão produzir molhos e conservas, além de apresentarem outros produtos que depois serão expostos na Festsoja 2011. “Quem vai mobilizar as demais mulheres serão as que compareceram na reunião do último sábado, pois gostaram tanto que vão chamar as outras mulheres, cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Elas são muito unidas”, concluiu Taíse Ferreira.

Pronaf
Ainda no sábado, o técnico em agropecuária Antônio Amâncio participou de uma reunião dos Produtores Rurais Porto Real, no distrito de Anajanópolis, zona rural de Pedro Afonso, onde prestou informações sobre o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, tais como quem pode solicitar o financiamento e a documentação necessária. Já neste domingo, 4, o técnico visitou quatro propriedades rurais pertencentes a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Buritirana, no município de Bom Jesus do Tocantins. O trabalho consiste na coleta de informações para verificar a vocação produtiva dos cooperados e será realizado em 246 propriedades de 23 associações localizadas em Pedro Afonso, Tupirama, Recursolândia Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Goiatins, Centenário, Miracema e Rio dos Bois.

Crédito fundiário
Também no sábado, a gerente administrativa da Coapa, Maria Silvana Ramos, e o colaborador Thiago Ferreira visitaram agricultores da Associação dos Produtores Rurais Santa Rita, em Bom Jesus do Tocantins. A intenção foi auxiliar na individualização dos lotes do Programa Nacional de Crédito Fundiário, necessário para os produtores buscarem recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A mesma ação foi realizada no último dia 13 de agosto, na Associação dos Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria do Tocantins.