Subsecretaria (Seagro) cria estratégia para fortalecer agricultores familiares no Tocantins

/ /

Os agricultores familiares do Tocantins recebem incentivos para a produção agrícola e infraestrutura-básica com a criação da Subsecretaria dos Assentamentos e Pequenas Propriedades Rurais. A Subsecretaria, criada no atual Governo, está subordinada a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o subsecretário da pasta, Rodolfo Costa Botelho, um novo panorama desponta na agricultura familiar tocantinense. “A intenção do governo do Estado é desenvolver ações de melhorias, levando para os agricultores familiares oportunidades de produzir com novas tecnologias, e assim, aumentar a produtividade”, enfatizou.

Rodolfo destacou ainda que, para fortalecer os pequenos produtores é fundamental proporcionar mais investimentos na agricultura e pecuária. “A nossa intenção é promover atividades voltadas para atender o agricultor com assistência técnica, possibilitando ao agricultor, o cultivo com tecnologias adequadas para aumento da agricultura de qualidade no campo”, enfatizou. A expectativa é atender as comunidades rurais como: assentados, comunidades quilombolas, indígenas, extrativistas, pequenas propriedades, dentre outras.

Benefícios

Entre os benefícios, o Secretário disse que, o governo do Estado, pretende construir nas regiões mais secas do Estado, cacimbas para reservas de águas e poços semiartesianos.

Pronaf

Em relação aos incentivos das linhas de créditos rurais, o Subsecretário adianta que está realizando um levantamento para saber das demandas existentes. E, posteriormente serão planejados novas estratégias de incentivos ao acesso as linhas de crédito do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O Tocantins conta atualmente com aproximadamente 45 mil famílias de agricultores familiares.


Fonte: Secretária de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins – 03/02/2011 – Elmiro de Deus