Sistema OCB/TO e cooperativas de crédito são parceiras em projeto de cidadania em escolas na capital

/ /

Iniciativa do OSB Palmas segue até novembro com calendário de palestras para estudantes da rede pública

Neste mês de setembro foi aberto o calendário de palestras do Observatório Social do Brasil (OSB), que conta com a parceria do Sistema OCB/TO e das cooperativas de crédito Sicoob Tocantins, Sicoob Unicentro BR e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia na execução das atividades.

Além de abordar o cooperativismo e a educação financeira, os estudantes contarão com palestras com temáticas como: cidadania, mídias sociais, crimes cibernéticos, educação fiscal e transparência das ações do governo. A iniciativa segue até o mês de novembro com diversas palestras ministradas por organizações parceiras, atingindo aproximadamente 20 escolas da rede estadual e municipal em Palmas.

Para Wagner Luiz, analista de cooperativismo do Sistema OCB/TO e um dos palestrantes o momento foi de apresentar novos horizontes. “No ensino médio, muitos jovens se sentem perdidos quanto ao seu futuro profissional e alguns desconhecem o cooperativismo. É ai que surge a oportunidade das cooperativas demonstrarem os seus valores e praticar o 5º princípio cooperativista, da educação, formação e informação. Inserir as oportunidades do cooperativismo no contexto escolar vai ajudar esses futuros adultos a identificarem formas de desenvolver suas ideias e sonhos, além de poderem investir em empresas com que se identificam”, conta.

OBS

O Observatório Social do Brasil está presente em mais de 150 municípios e prima pelo trabalho técnico, monitorando as compras públicas em nível municipal, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. É um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania que reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.