Simpósio da Agricultura Familiar leva novos conhecimentos para mais de 200 produtores rurais

/ /

Texto e foto: Fred Alves

Levar informação técnica e apresentar novas tecnologias para o produtor rural. Com esse objetivo foi realizado nesta quinta-feira, 15 de setembro, o III Simpósio da Agricultura Familiar, dentro da programação da Expo-Festsoja 2011, realizada pelo Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região, Coapa e Sistema OCB/Sescoop.

O evento aconteceu no auditório da cooperativa e contou com a participação de mais de 200 produtores rurais de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocatins e Itacajá, além de estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, de Pedro Afonso.

às 10h, o sócio da empresa Ag. Agro-Seringais Agnaldo Gomes da Cunha ministrou a palestra “Cultura da Seringueira”, onde destacou a importância socioeconômica da cultura e deu detalhes sobre manejo, produtividade, principais doenças, irrigação, tratos culturais, entre outros itens. “A produção de seringueira ajuda na conservação do solo e da água, além de ser uma planta que se adapta facilmente às condições do cerrado”, lembrou Cunha, destacando que o cultivo da seringueira pode ser feito em todos os tipos de propriedades rurais, independente do tamanho.

No período vespertino, o médico veterinário Marcos Antônio Aguiar Júnior abordou o assunto “Nutrição de gado de leite”. O técnico do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural mostrou dados sobre índices de produtividade e manejo nutricional, além de apresentar informações sobre o programa Balde Cheio, uma tecnologia social que integra a extensão rural a um conjunto de técnicas agropecuárias, gerenciais e ambientais adequadas para elevar a produção leiteira de forma sustentável e eficiente.

Finalizando o evento, a médica veterinária Márcia Helena da Fonseca discorreu sobre a temática “Sanidade Animal”, destacando sua importância para a saúde do rebanho bovino e para aumentar os ganhos dos pecuaristas.

O produtor de leite Eloi Quitaisky, de Tupirama, que integra o Projeto de Arranjo Produtivo do Leite desenvolvido pela Coapa, assistiu às palestras e saiu satisfeito com os conhecimentos adquiridos. “São informações que serão muitos úteis no dia-a-dia na minha propriedade”, revelou Quitaisky.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, também presidente do Sistema OCB/Sescoop no Tocantins, destacou que os investimentos na capacitação dos produtores rurais terão continuidade. “O produtor capacitado tem condições de administrar bem sua propriedade, obtêm mais lucros e oferece uma vida melhor para sua família”, afirmou Khouri.