Sescoop-TO e Sicredi dão continuidade ao Projeto gestão profissionalizada do cooperativismo de crédito.

/ /

Aconteceu nos dia 13 e 14 de outubro de 2011 o II Módulo do Programa Formação Lideres com o tema: Cooperativismo de Crédito e o Sistema Financeiro. Este programa faz parte do projeto intitulado Gestão Profissionalizada do Cooperativismo de crédito.

O Facilitar do evento é o Sr Antônio Augusto de Castro, Graduação em Administração de Empresas, com experiência profissional no mercado financeiro. Facilitador de cursos de formação de gerentes, contadores, dirigentes e conselheiros de cooperativas de crédito nos estados de MG, BA, SP, PA, PR, RJ, GO, TO, MT, MS e ES sob demanda dos Sescoop estaduais e das Cooperativas Centrais de Crédito.

Entre os conteudos abordados no curso estão: A filosofia da cooperação e do cooperativismo; Estrutura organizacional do Sistema Financeiro Nacional, abordando; A organização dos Sistemas Cooperativistas de Crédito; As estruturas legal e estatutária das cooperativas de crédito: conselhos de administração e fiscal, inelegibilidades, processos de admissão, demissão, eliminação e exclusão de associados, sobras, perdas, fundos legais e voluntários (já com as modificações da Lei Complementar 130/09 e Res. 3859/10).

PROJETO GESTãO PROFISSIONALIZADA DO COOPERATIVISMO DE CRéDITO.

é um projeto do Sistema OCB/Sescoop-TO em parceria com o SICRED e que têm por objetivo formar dirigentes e colaboradores capazes de compreender o universo das cooperativas de crédito (e do ramo) e melhor gerenciá-las para torná-las mais produtivas e competitivas.

O Projeto teve inicio em julho de 2011 e têm previsão para ser concluido em abril de 2012.

Este é o II modulo do programa de formação de lideres, que corresponde a primeira parte do projeto de gestao profissionalizada. A formação de lideres tem como finalidade promover a capacitação e formação de novas lideranças, atendendo o planejamento estratégico do Sicredi no que tange a Governança Corporativa, Crescimento e Expansão.

Os proximos módulos do programa abordarão os seguintes temas: Modulo III – Gestão Financeira de Carteira de Unidade de Atendimento; Módulo IV – Desenvolvimento de Habilidades Dde Relacionamento e Gestão; Módulo V- Geomarketing e Concorrência; Módulo VI- Lider Coach Avançado; Módulo VII- Visita Técnica ao Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre e Sicredi Pioneira;