Série de entrevistas vai destacar a força do agronegócio de Pedro Afonso e região

/ /

Texto e foto: Fred Alves

Colheita da safra de soja 2010/2011, safrinha de milho, integração lavoura-pecuária, silvicutura e a implantação do Projeto de Arranjo Produtivo do Leite, chamado pelos produtores de Projeto do Leite. São alguns dos assuntos abordados numa série de cinco matérias a serem exibidas nos próximos dias no Jornal do Campo e no Bom Dia Tocantins, programas da TV Anhanguera. As matérias foram produzidas durante dois dias pela repórter Noira Botelho e o cinegrafista Chico Ferreira.

Soja e safrinha

Na sexta-feira, 15, a equipe visitou propriedades do município de Pedro Afonso. Visitando o produtor Moacir Catabriga, um dos maiores produtores de soja da região, receberam informações sobre a colheita da safra de soja. Em conversa com o gerente da Unidade de Grãos da Coapa, Nelsivan Carvalho Neves, ficaram sabendo como está o recebimento de grãos dos produtores de Pedro Afonso e região. Os jornalistas também estiveram na fazenda do produtor Edmar Correa, para destacar o plantio da safrinha de milho, realizada quase sempre depois da safra de soja.
Lavoura-pecuária

Ainda na sexta-feira, a equipe da TV Anhanguera visitou a Fazenda Brejinho, modelo de gestão no campo, onde está sendo realizando um grande projeto de integração lavoura-pecuária e de plantio de seringueiras. Eles foram recebidos pelo engenheiro agrônomo José Edgar de Castro Andrade, um dos proprietários da fazenda.

Leite

Já no sábado, 16, os trabalhos começaram bem cedo. O dia foi dedicado à produção da uma reportagem sobre a implantação do Projeto de Arranjo Produtivo do Leite iniciado pela Coapa em 2010, com a apresentação do plano e cadastramento de criadores de gado leiteiro, e que a partir do último mês de fevereiro começou a captar a produção diretamente em sete tanques resfriadores instalados em pontos estratégicos para facilitar o acesso dos produtores.

Acompanhados pelo gerente da Unidade Leitera da Coapa, médico veterinário Wilton Galindo, os jornalistas visitaram duas propriedades que estão produzindo leite que é enviado para o laticínio da Leitbom, em Conceição do Araguaia (PA), onde é beneficiado e comercializado em vários estados. Chegaram a Fazenda São Miguel, em Tupirama, no momento em que o criador Eloi Quitaisky fazia a ordenha mecânica de 23 vacas da raça Jersey de seu plantel. O produtor, que veio do Paraná para o Tocantins em 2005 e investiu R$ 9 mil na compra de vacas e de equipamentos para ordenha mecânica, disse estar “animado” com o projeto. “Hoje não preciso me deslocar para vender a produção, mantive a rentabilidade e recebo assistência técnica do pessoal da Coapa”, revelou Quitaisky, enquanto transportava o leite captado para o tanque de resfriamento instalado em sua propriedade. A equipe de TV conheceu a unidade demonstrativa do programa Balde Cheio, iniciativa da Embrapa com apoio técnico da Coapa. Trata-se de uma tecnologia social que integra a extensão rural a um conjunto de técnicas agropecuárias, gerenciais e ambientais adequadas para elevar a produção leiteira de forma sustentável e eficiente.

Outra propriedade visitada foi a do casal Teresa e Osmar Medeiros Coelho, na região do Sítio Novo, zona rural de Bom Jesus do Tocantins, onde também está instalado um tanque de resfriamento. Com o leite de 15 vacas “curraleiras”, a família produzia queijo, mas os gastos de produção e transporte eram altos, além de terem dificuldades na comercialização da produção. “No Programa do Leite o trabalho diminuiu, o caminhão vem buscar o leite aqui na fazenda e temos a garantia de receber o dinheiro da venda do leite em dia, não tem fiado”, relata Teresa, que é a presidente da Associação dos Produtores Rurais Sítio Novo. Mas para a criadora a grande melhoria que o programa trouxe foi a chegada da energia elétrica às pequenas propriedades rurais, fruto do trabalho conjunto da Coapa e de presidentes de associações de produtores rurais que procuraram a direção do programa do Governo Federal Luz para todos e conseguiram a ligação da energia elétrica beneficiando cerca de 200 famílias no município. Com a chegada da energia o casal resolveu comprar um triturador para auxiliar no preparo de ração para os animais da fazenda, uma bomba d’agua e eletrodomésticos. “Temos uma vida melhor”, testemunhou Osmar Medeiros.

Cooperativismo e apoio ao produtor

Durante a produção das matérias jornalísticas também foram ouvidos o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos, e o gerente da Unidade Leite, Wilton Galindo. Khouri disse que a implantação do Programa do Leite surgiu depois dos técnicos da cooperativa ouvir os produtores em que atividade produtiva queriam atuar. O gestor também respondeu perguntas sobre o papel da Coapa para o desenvolvimento do agronegócio em Pedro Afonso e região. “Nossa equipe trabalha para atender bem tanto o grande produtor de soja como o agricultor familiar”, disse Maria Silvana Ramos. Já Wilton Galindo explicou que o Projeto de Leite está em sua segunda fase, focando a profissionalização dos produtores de leite, a melhoria do rebanho e intensificando a assistência técnica. “O produtor que se preocupa com a alimentação, genética, manejo, sanidade e reprodução do rebanho terá um retorno positivo”, resumiu Galindo.