Roda de conversa da Coapa destaca cuidados para evitar o câncer de mama e outras doenças

/ /

“Nosso corpo é uma máquina perfeita que precisa ser bem cuidada”. Com essa afirmação, a enfermeira Mirian Fabiana abriu a roda de conversa Saúde da Mulher – Cada detalhe é importante. O bate-papo ocorreu na sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), em Pedro Afonso, na noite da quinta-feira, 25 de outubro, e reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo homens.

A profissional direcionou sua abordagem à importância do cuidado com a saúde física e emocional, do autoconhecimento, da empatia, entre outros aspectos, que podem ajudar na prevenção e combate ao câncer de mama e outras doenças.

Mirian Fabiana, que atua na rede municipal de saúde de Tupirama, ainda chamou atenção para a necessidade das mulheres realizarem, anualmente, os exames preventivos do colo do útero e exames de imagens, como mamografia e ultrassom, que possibilitam o diagnóstico precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Prevenção é mesmo o melhor remédio

Damaris Salviano Reis foi uma das mulheres presentes e elogiou a iniciativa. “Esse tipo de evento é muito importante, pois traz informações que conscientizam a mulherada da importância de cuidar da saúde para prevenir doenças”, afirmou.

Já a coordenadora de Recursos Humanos da COAPA, Mayara Miranda, explicou que a realização da palestra integra a programação do Outubro Rosa e busca incentivar a mulher a cuidar da saúde para prevenir doenças, entre elas, o câncer de mama e os outros cânceres.

“Anualmente abraçamos essa campanha e damos nossa contribuição levando informações úteis de saúde para a família cooperativista, nossas colaboradoras e demais mulheres da comunidade de Pedro Afonso e municípios vizinhos”, explicou.

Dados alarmantes

Segundo levantamentos, o câncer de mama é considerado o maior responsável pelas mortes de câncer em mulheres no mundo e uma em cada seis pessoas no mundo são vítimas fatais desta doença.

No Brasil, são esperados cerca de 704 mil novos casos de câncer para o triênio 2023/2025 e as regiões sul e sudeste possuem a maior incidência desta moléstia, com 70% dos casos registrados no país, ou seja, 73 mil casos de câncer de mama para mulheres, seguido por 71 mil casos de câncer de próstata para os homens.

Por Fred Alves/Ascom Coapa