Projeto OCB/DGRV realiza capacitação no Tocantins

/ /

Uma parceria entre a OCB Nacional, a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e a OCB/SESCOOP-TO promoveu, nos dias 9 e 10 de julho, o Curso Análise e Risco de Crédito e Microcrédito, que faz parte do Projeto OCB/DGRV voltado para o desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas de crédito das regiões Norte e Nordeste.

O Projeto tem como objetivo principal capacitar dirigentes, gerentes e colaboradores das cooperativas de crédito com cursos que fortalecem a gestão e a governança das cooperativas, visando o desenvolvimento e expansão do cooperativismo de crédito regional.

O Curso Análise e Risco de Crédito e Microcrédito teve participação de 15 pessoas das cooperativas Sicredi, Unimed e outros interessados. Segundo o coordenador do Projeto OCB/DGRV, Jorge Peres, o projeto começou no Tocantins em 2007 e esse foi o último módulo. “Percebemos a importância de investir nas pessoas. Com a capacitação das cooperativas de crédito, os cooperados poderão competir com as empresas no mercado, oferecendo melhores negócios para a população”, afirmou.

O primeiro dia do curso foi ministrado por Matthias Knoch, consultor de Serviços Financeiros e Bancários, e teve como assunto as microfinanças. Ele abordou os aspectos do mercado de microfinanças, oportunidades de microcrédito e estruturas de atuação. No segundo dia, Antonio Suenaga, executivo da área de Crédito, falou sobre a análise e concessão de crédito. Entre os temas abordados estão: os aspectos do mercado de crédito brasileiro, perfil dos demandantes, conceitos, risco e informações cadastrais.

Para Henrique Feldmann, gerente da unidade de atendimento do Sicredi-Palmas, o curso foi muito positivo por proporcionar uma renovação dos conhecimentos no ramo de crédito. “Nossa cooperativa ainda não atua com microfinanças, mas vimos que será algo a se implantar no futuro. Já a análise de crédito é a ferramenta principal da cooperativa e com certeza essa capacitação vai contribuir muito para nossos negócios”, explicou Henrique.

O Projeto OCB/DGRV conta com o apoio das cooperativas de crédito e organizações estaduais da OCB nas regiões Norte e Nordeste. Ele já capacitou cerca de 2000 pessoas em Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Belém, Palmas, Porto Velho e Manaus.