Procap-Agro é tema de reunião na OCB

/ /

A reunião, que aconteceu na sede da OCB, em Brasília (DF), foi coordenada pelo presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas

Agilizar os procedimentos operacionais para a liberação dos recursos do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro) foi o tema discutido, nesta terça-feira (12/1), por representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A reunião, que aconteceu na sede da OCB, em Brasília (DF), foi coordenada pelo presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas.

Também foi tratada a prorrogação do programa, uma vez que a data limite para a contratação de crédito é 30 de junho de 2010. De acordo com informações do BNDES, 13% do recurso disponível estão comprometidos, mas apenas 4% foram contratados.

Outro ponto em destaque foi a urgência no encaminhamento que permitirá a participação da cooperativa central no financiamento sem impactar no limite da singular. A OCB entende que essa integração entre singulares e centrais tem que evidenciar a total individualidade e independência na gestão administrativa, econômica e financeira entre elas.

Para melhorar o desempenho das cooperativas no acesso ao credito a OCB defendeu na reunião a necessidade de constar no voto os procedimentos do Manual de Crédito Rural (MCR 5.3), que trata de créditos as cooperativas . Estas e outras questões fazem parte de um ofício que foi entregue em mãos pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao secretário-executivo do Mapa, José Gerardo Fontelles.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB/SESCOOP