Presidente da Coapa e da OCB/Sescoop-TO participa de mobilização a favor da aprovação do Código Florestal

/ /

Fred Alves

O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e da Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins/Serviço Nacional da Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (OCB/Sescoop-TO), Ricardo Khouri, foi um dos 20 mil produtores rurais brasileiros a participar em Brasília, na terça-feira, 5, de manifestação na Esplanada dos Ministérios, pela aprovação urgente do novo Código Florestal Brasileiro. A mobilização foi organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o apoio da OCB.

A concentração ocorreu no início da manhã, na sede da OCB, onde o presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a importância da nova legislação para a sustentabilidade da agropecuária brasileira. Depois, o grupo seguiu para a Esplanada.

Após a missa campal celebrada na Esplanada, deputados, senadores e representantes dos produtores rurais de todo país discursaram no palco montado em frente ao Congresso Nacional. Ao meio dia foi servido um almoço coletivo e no período da tarde todos os presentes deram um abraço coletivo simbólico no Congresso Nacional. Em seguida, produtores e representantes visitaram os gabinetes de deputados e senadores do seu respectivo estado.

Para Ricardo Khouri, a aprovação do Código Florestal acabará com a insegurança jurídica enfrentada pelos produtores rurais, porque segundo o cooperativista, o atual documento não está adaptado as condições de trabalho que todos os agricultores brasileiros estão praticando. Khouri lembrou ainda que o produtor rural é o grande interessado pela preservação ambiental. “Temos a preocupação de não acabar com nossos recursos naturais. Se, por exemplo, o solo empobrecer não teremos condições de produzir com qualidade e qualidade necessários”, pontuou.

O presidente da Coapa e da OCB/Sescoop-TO disse ainda que em reunião na Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), garantiu que, caso as negociações avancem, colocará a matéria em pauta na próxima semana. “A aprovação do novo Código Florestal será boa não apenas para o setor protutivo, mas para a sociedade brasileira com um todo”, concluiu Khouri. (Com informações da OCB/Sescoop)