Presidente da CNCoop recebe certidão de registro sindical da entidade

/ /

Documento foi entregue pelo ministro do Trabalho durante lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo

A noite desta terça-feira (22/3) foi um marco para o Sistema Cooperativista Brasileiro. A certidão de registro sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) foi entregue ao seu respectivo presidente, Márcio Lopes de Freitas, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante a cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2011. O evento marcou ainda a reinstalação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e foi realizado no Unique Palace, em Brasília (DF).

Durante seu discurso, Lupi deu ênfase à grande conquista cooperativista do ano de 2010, que foi o registro sindical da CNCoop, concedido em novembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ele destacou a importância desse marco legal para que o cooperativismo alcance todos os direitos garantidos pela legislação vigente.

“A concessão do registro marcou o reconhecimento da categoria econômica das cooperativas em área de abrangência e base territorial nacional que veio fortalecer e consolidar o Sistema Confederativo de Representação Sindical das Cooperativas. Esta é, com certeza, uma grande vitória”, disse o presidente da entidade. Atualmente, essa estrutura é composta por mais de 50 entidades sindicais (entre sindicatos e federações) e no ápice, pela CNCoop. Ainda durante a solenidade, Freitas entregou ao ministro Lupi a medalha “Mérito Cooperativista” e um diploma, voltados às pessoas que se destacam no comprometimento com o movimento cooperativista.

CNCoop – A Confederação Nacional das Cooperativas, entidade sindical patronal de 3° grau, pessoa jurídica de direito privado – sem fins lucrativos, é a legítima representante da categoria econômica das cooperativas em todos os seus ramos de atividades. Possui abrangência e base territorial nacional e tem sede na capital federal.

é regida pela legislação pertinente e por seu estatuto social, tendo como objetivo representar, na área de sua base territorial nacional, os interesses gerais da categoria econômica das cooperativas e de seus filiados, no âmbito administrativo, extrajudical e judicial.

A Confederação foi constituída por três federações interestaduais (Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste – Fecoop/NE; Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina – Fecoop/Sulene e a Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – Fecoop Centro – Oeste e Tocantis).
Fonte: Assessoria de comunicação OCB/SESCOOP