Pesquisa de Imagem aponta percepção da sociedade sobre o coop

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Resultados indicam reconhecimento dos princípios e valores adotados pelo modelo de negócios

Quanto a sociedade conhece o cooperativismo ou as cooperativas? Os resultados da Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023, coordenado pelo Sistema OCB, demonstram uma evolução significativa dessa percepção. Tanto, que 88% dos 11.522 participantes de todas as regiões do Brasil consideraram o movimento atual, inovador e moderno. Apontou também que as palavras união e ajuda estão entre as mais associadas ao modelo de negócios e que a geração de trabalho e renda, além do desenvolvimento da economia local, são características reconhecidas pela população.

Para Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, os resultados comprovam um aumento notável no reconhecimento das coops como modelo de negócios em ascensão e uma compreensão mais clara de seus princípios e valores. “Os dados refletem o trabalho dedicado do cooperativismo brasileiro, que mostra, na prática, os benefícios em suas comunidades e setores econômicos. É um espelho do impacto positivo que o movimento tem na vida das pessoas e na construção de um futuro mais justo e próspero para todos”, afirmou.

A pesquisa, em sua segunda edição, foi realizada com base em metodologias qualitativa e quantitativa. Entre os participantes, 51,8% são mulheres e 25% têm idade entre 50 e 65 anos. A faixa etária até 29 anos contou com 23% dos respondentes, enquanto os com idade entre 30 e 49 anos somaram 46%. As regiões Nordeste e Sudeste registraram o maior número de participantes. Juntos, seus estados contaram com mais de 60% de representatividade.

Em um período de seis anos, a pesquisa mostrou alterações na percepção e no reconhecimento das cooperativas. Em 2018, mais da metade dos entrevistados, sendo 55,6%, admitiu não recordar de nenhuma. Já em 2023, esse índice diminuiu para 23%, o que revela mais compreensão e familiaridade com o cooperativismo. Além disso, houve um aumento na menção espontânea, pois em 2018, apenas 28,6% dos entrevistados mencionaram o nome de uma cooperativa e, em em 2023, esse número subiu para 54,8%, o que indica um maior envolvimento com as marcas cooperativistas.

A cada quatro participantes, um indicou ter contato com a marca SomosCoop. Além disso, 18% dos entrevistados associaram o conceito de cooperativismo à união, aliança e colaboração de esforços, enquanto 16% vincularam o movimento à assistência, apoio e colaboração mútua. A visão de “ser um cooperado” foi favorável, com a percepção de que fazer parte de uma cooperativa aumenta a credibilidade do negócio, devido ao seu modelo democrático que impulsiona o desenvolvimento das empresas locais.

Os dados também demonstraram que a compreensão do modelo de negócios ainda está mais ligada ao seu aspecto social do que ao aspecto econômico. Conceitos como preço justo, qualidade e segurança quanto à procedência foram indicados como pontos que merecem ser mais trabalhados para alcançar mais destaque e proximidade com o público.

Confira o Infográfico com os principais resultados da pesquisa.