OCB/Sescoop-TO realiza 8º Módulo do Projeto OQS – A OQS como fator de Crescimento Social.

/ /

Nos dias 08 e 09 de agosto, ocorreu na sede da OCB/Sescoop-TO o 8° Módulo do Projeto OQS com o tema: A OQS como fator de Crescimento Social que teve como objetivo apresentar propostas para as principais dificuldades encontradas no processo de implantação da Organização do Quadro Social.

No dia 08 de agosto o evento foi coordenado pela agente de desenvolvimento Humano da Coopavel – Cooperativa Agroindustrial com sede em Cascavel – Paraná, a Srª Sandra Aparecida dos Santos.

Além das apresentações e troca de experiência com a cooperativa do estado do Paraná, as cooperativas integrantes do projeto tiveram há oportunidade de apresentar as ações quem vem sendo desenvolvidas para a implantação do OQS, relato das experiências exitosas, a finalidade é aproveitar para trocar informação entre as cooperativas envolvidas no projeto.

Projeto OQS

A Organização do Quadro Social em uma cooperativa é uma prática que tem por objetivo a formação de outras formas de exercício do poder e comunicação além das usualmente utilizadas tais como assembléias gerais, informativos e outros.

A idéia é fomentar um processo de educação cooperativista por meio da mobilização dos cooperados em núcleos locais, estabelecendo um melhor intercâmbio e melhorando o nível de participação de cada cooperado. Todo esse processo se organiza em função do alcance de resultados predeterminados para o desempenho das atividades de capacitação e informação.

A formação de comissões, grupos ou núcleos educativos contribui para a socialização dos associados e para que eles discutam e reflitam sobre problemas de seu interesse (econômicos, políticos, sociais e administrativos) e, a partir daí, provoquem mudanças positivas para cooperativa.

A Organização do Quadro Social é um dos desafios das cooperativas. Pressupõe a conscientização e a participação responsável dos cooperados, ou seja, é a busca constante e contínua de alternativas para viabilizar a efetiva participação dos cooperados.

O objetivo do Projeto Organizaçao Social – Elementos de Sustentação das Cooperativas Tocantinense é fortalecer e desenvolver os quadros sociais de 6 cooperativas (COOPERFRUTO, COAPA, CREDIPAR, COOPERNORTE, UNIMED PALMAS E COED), de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas respectivas cooperativas.