OCB/Sescoop-TO promove 7º módulo do Projeto Organização do Quadro Social – Elemento de Sustentação das Cooperativas Tocantineses.

/ /

Acontece nos dia 02 e 03 de maio de 2011, na Seda do Sistema OCB/Sescoop-TO o 7° módulo do Projeto OQS com tema: “A Participação Democrática nas Cooperativas e a O.Q.S”.

O evento tem como público-alvo os Agentes de Desenvolvimento Cooperativista do Projeto Organização do Quadro Social – Elemento de Sustentação das Cooperativas Tocantineses e técnicos do Sistema OCB/SESCOOP-TO.

O objetivo deste módulo é identificar o papel desempenhado pelas comunidades cooperativas nos processos decisórios e na representação dos associados.

Projeto OQS

A Organização do Quadro Social em uma cooperativa é uma prática que tem por objetivo a formação de outras formas de exercício do poder e comunicação além das usualmente utilizadas tais como assembléias gerais, informativos e outros.

A idéia é fomentar um processo de educação cooperativista por meio da mobilização dos cooperados em núcleos locais, estabelecendo um melhor intercâmbio e melhorando o nível de participação de cada cooperado. Todo esse processo se organiza em função do alcance de resultados predeterminados para o desempenho das atividades de capacitação e informação.

A formação de comissões, grupos ou núcleos educativos contribui para a socialização dos associados e para que eles discutam e reflitam sobre problemas de seu interesse (econômicos, políticos, sociais e administrativos) e, a partir daí, provoquem mudanças positivas para cooperativa.

A Organização do Quadro Social é um dos desafios das cooperativas. Pressupõe a conscientização e a participação responsável dos cooperados, ou seja, é a busca constante e contínua de alternativas para viabilizar a efetiva participação dos cooperados.

O objetivo do Projeto Organizaçao Social – Elementos de Sustentação das Cooperativas Tocantinense é fortalecer e desenvolver os quadros sociais de 6 cooperativas (COOPERFRUTO, COAPA, CREDIPAR, COOPERNORTE, UNIMED PALMAS E COED), de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas respectivas cooperativas.