Hemocentro fará cadastro de medula óssea na Coapa

/ /

Hemocentro fará cadastro de medula óssea na Coapa


A OCB/Sescoop e a Coapa-Cooperativa Agroindustrial do Tocantins realizam na próxima terça-feira, dia 5 de julho, em Pedro Afonso, a Comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo: Campanha Doador Cooperativista. Uma equipe do Hemocentro de Palmas estará em Pedro Afonso, das 8 às 16h, para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea.
A atividade acontecerá no auditório da Coapa e será aberta com palestra abordando o tema “Câncer de pele”, ministrada pela enfermeira da Unimed Erica Bucar Araújo Barbosa.
é simples fazer o cadastro, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e apresentar documento pessoal com foto e endereço para serem colocados em um banco de dados. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue (5m), para análises de características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pessoas com leucemia e crianças com algumas doenças genéticas. Como é difícil encontrar um doador compatível, espera-se que muitas pessoas façam o cadastro.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, requer internação por um período de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam as suas atividades depois de uma semana de descanso.
Para mais informações e cadastros de doares:
Hemocentro Regional de Araguaína
(63) 3413-8100
Hemocentro Coordenador de Palmas
(63) 3218-3287