Frísia Tocantins participa de evento nacional pós-colheita de grãos

/ /

A 8ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e 5º Simpósio Goiano de Pós-Colheita de Grãos ocorreram simultaneamente em Rio Verde (GO), entre os dias 24 e 26 de outubro

Oportunidades para adquirir conhecimento, compartilhar experiências e ter acesso a soluções inovadoras para o setor de pós-colheita de grãos no Brasil. A 8ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e o 5º Simpósio Goiano de Pós-Colheita de Grãos aconteceram em Rio Verde (GO), entre os dias 24 e 26 de outubro, no Centro Tecnológico Comigo. Representantes da Frísia Cooperativa Agroindustrial no Tocantins, com apoio do Sistema OCB/TO, marcaram presença no evento que é de grande relevância para a área de atuação da cooperativa.

No evento, o engenheiro agrônomo da cooperativa, Márcio Ketterer, expôs um artigo científico a respeito do controle de pragas em silos de armazenamento de grãos. “Quando temos o armazenamento, estamos propensos ao ataque de insetos e pragas que utilizam destes grãos para alimentação e assim causam impacto na qualidade do produto e na comercialização. Então, o trabalho foi desenvolvido para propor um método diferente de controle por meio da fumigação/expurgo, que é curativo no controle de pragas. Por meio da circulação e recirculação do gás fosfina, conseguimos uma melhor eficiência”, detalha.

Promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS), o evento contou com a temática “Gestão da pós-colheita de grãos para sustentabilidade do agronegócio” e reuniu profissionais ligados ao setor de pós-colheita do país e exterior, levantando principais problemáticas e gerando soluções para a cadeia produtiva de grãos armazenados. A programação abordou temas de gestão e automação das unidades armazenadoras, capacidade estática brasileira, manejo e controle de contaminantes no armazenamento, processos operacionais nas unidades armazenadoras e segurança operacional e do trabalho, entre outras.

De acordo com Márcio Ketterer, a participação da Frísia no evento foi muito importante, já que propõe atualizações na temática e o acesso a novas tecnologias, além de networking com outros profissionais da área de pós-colheita. “Estamos na busca constante da melhoria de nossos processos para gerar uma maior eficiência e sustentabilidade para a cooperativa, colaboradores e cooperados” frisa o engenheiro agrônomo. 

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, reitera a importância de apoiar a participação das cooperativas em eventos relevantes para suas áreas. “O conhecimento adquirido pode trazer muitos benefícios para os cooperados, e gerar grandes resultados para associados e para o sistema cooperativista”, enfatiza.