Em entrevista na Rádio Vale, presidente fala dos 13 anos de atuação da Coapa

/ /

Texto e foto: Fred Alves

O surgimento da cooperativa, o trabalho desenvolvido junto a classe produtora em 13 anos de existência e os projetos para os próximos anos. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop no Tocantins, durante entrevista no programa Super Manhã, da Rádio Vale FM 87,5, de Pedro Afonso. O dirigente cooperativista foi entrevistado pelo radialista Edson Kazama e o jornalista Fred Alves.

Durante quase 40 minutos, Khouri falou do processo de criação da Coapa que nasceu da necessidade dos produtores de soja do Prodecer III se organizarem para comercializar sua produção com melhores preços, ter um local para armazenar seus grãos, entre outros fatores. “A Coapa surgiu da união de homens e mulheres que acreditaram que unidos seriam mais fortes e poderiam ajudar no desenvolvimento de nossa região”, afirmou o presidente Coapa, que ainda deu detalhes sobre o crescimento e consolidação da cooperativa, e a respeito dos projetos futuros, entre eles o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

Segundo Khouri, o balanço da atuação da Coapa nesses 13 anos de existência é bastante positivo. “Conseguimos nos tornar referência em Pedro Afonso e região e com o tempo ampliaremos nosso trabalho para o restante do Estado. Alcançamos esse patamar graças a participação efetiva de nossos cooperados e ao trabalho incansável de todos os nossos colaboradores, tanto os atuais como os que já passaram pela cooperativa”, concluiu o dirigente.

Coapa – 13 Anos de sucesso

A Coapa começou de um momento de profunda união de homens e mulheres determinados e orientados por um mesmo ideal de lealdade ao cooperativismo e, sobre tudo, de um forte sentido de unidade para com seus companheiros. A força da determinação desse grupo não permitiu a desagregação que causaria o infortúnio, e nem o desânimo que aniquilaria o objetivo.

Fundada em 26 de junho de 1998, da necessidade de organização e desenvolvimento dos produtores integrantes do Prodecer III, a Coapa logo se tornou a Cooperativa de todos os produtores da região de Pedro Afonso, pois desde o início de sua história pautou-se sempre pela seriedade na condução dos seus trabalhos.

O Prodecer, fruto de uma cooperação internacional entre Brasil e Japão, é um programa do Ministério da Agricultura que tem por objetivo o aumento mundial da oferta de alimentos, incorporando novas áreas do cerrado brasileiro ao processo produtivo. No Tocantins, o início da implantação do Projeto se deu em 1996 na região de Pedro Afonso, onde a área plantada de grãos na safra anterior era de 2.828 ha.

A implantação do Projeto criou um pólo de desenvolvimento com disseminação e novas tecnologias, que permitiu a geração de mais de 1500 empregos diretos e indiretos, com a produção anual de 51 mil toneladas de grãos na área do projeto e mais 48 mil toneladas nas áreas de influência.
Os dados sócioeconômicos ressaltam com clareza o grande impacto no município e nas suas áreas de influência. Todo escoamento da produção até a estrutura de armazenamento da cooperativa é feito através da rodovia TO-010 (Tocantínia/Pedro Afonso), que já existia por ocasião da implantação.

O Projeto de Colonização de Pedro Afonso foi implantado rigorosamente em conformidade com as leis ambientais, gerando um desenvolvimento sustentável, imprescindível nas áreas de fronteira agrícola.

A cooperativa selecionada para ser a executora do Projeto foi a Coopersan – Cooperativa Agropecuária Mista de São João Ltda., que passou pela avaliação da Campo, Ministério da Agricultura e principalmente pelo Banco do Brasil, responsável pela análise da parte cadastral.

Infelizmente, durante a implantação do Projeto, essa cooperativa passou por sérias dificuldades financeiras até entrar em fase de liquidação, deixando os produtores e as instituições envolvidas em sérias dificuldades. Chegou inclusive a alugar a infraestrutura para a Eximcoop por um período de 5 anos, renovável a cada ano.

Tudo isso mobilizou os produtores que haviam se unido em uma associação para cuidar de seus interesses. Dessa associação surgiu a Coapa – Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso.

Através de ação da Campo, foi conseguido apoio técnico e financeiro da Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão, que viabilizou a contratação da empresa ARA & Consultores Associados para executar um trabalho de estruturação organizacional da Coapa, trabalho que teve início no ano de 2000.

O Governo do Estado, sensibilizado com a situação, através de um decreto declarou a Estrutura de Armazenagem como sendo de utilidade pública, para fins de desapropriação. Depois de emitido o Termo de Posse, em abril de 2000, a Coapa passou a administrar e operacionalizar a estrutura.
Hoje a Coapa, reconhecida pela Campo e Ministério da Agricultura como cooperativa oficial do Prodecer III, tem desempenhado um papel importantíssimo na região de Pedro Afonso. Tendo como parceiro o Governo do Estado do Tocantins, que viabilizou a recepção dos grãos produzidos e aliada à profissionalização do seu quadro de colaboradores, bem como pela respeitabilidade e credibilidade conquistadas ao longo deste período, representa cada vez mais a voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins.
A Cooperativa busca a sustentabilidade, fomentando a pesquisa, fornecendo insumos e serviços técnicos de alta qualidade, prestando serviços na área de armazenamento de grãos, provendo a região com assessoramento e assistência técnica, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.

Hoje a Coapa é sinônimo de vanguarda e competência em termos de cooperativismo, servindo como referência tanto para as famílias que hoje integram seu quadro social quanto para os produtores que chegam todos os dias e de todos os recantos do país, com objetivos de se fixarem nesta região e, com seu trabalho, contribuírem também para o desenvolvimento do agronegócio regional.

A Coapa atende hoje a 128 cooperados e produtores de soja, e 200 cooperados da agricultura familiar, agrupados ou não em associações na região de Pedro Afonso, estendendo sua área de atuação para Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria, Tocantínia, Itacajá, Itupiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.

Em 2010 inaugurou sua Unidade Agroveterinária para atender a demanda de seus cooperados, oferecendo produtos necessários à viabilização dos projetos de PRONAF, FNO e outros, e prestando assistência técnica especializadas (veterinário, zootecnista, engenheiro agrônomo, técnicos agrícolas).

Deu início ainda à organização da Cadeia Produtiva do Leite, instalando 9 Postos de Resfriamento nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins e Itacajá, recebendo já a partir de fevereiro de 2011 aproximadamente 3000 litros por dia.
A Coapa mantém parcerias com a Campo (Promoção de Negócios na atividade Integração Lavoura-Pecuária), com a Embrapa (Projeto Balde Cheio e PIF-Abacaxi), e parcerias estratégicas em áreas de interesse de nossos cooperados, com o Ruraltins, Adapec, inPEV, Seagro, OCB/SESCOOP, Sebrae, Sindicato Rural de Pedro Afonso e outros órgãos estaduais, municipais e federais, além de empresas do ramo de commodities e agrobusiness.