Dia Internacional do Cooperativismo reforça compromisso com sustentabilidade

/ /

 

Comemoração mundial ocorre sempre no primeiro sábado de julho, data também do Dia de Cooperar (Dia C) no Brasil

Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável. Com este tema, cooperativistas do mundo todo vão comemorar o 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), no próximo dia 1º. A data é comemorada todos os anos no primeiro sábado de julho e tem por objetivo mostrar à sociedade a capacidade que as cooperativas têm de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental e responsabilidade social. A celebração é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial desde 1995, ano do centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O Dia do Cooperativismo, no entanto, é comemorado desde 1923.

Conhecida também como CoopsDay, a data é um convite às cooperativas e cooperados do mundo todo a reforçarem suas ações em defesa da construção de uma economia verde que abranja desde a recuperação de nascentes até atuação estratégica e implantação de programas voltados para a transição energética. “Temos inúmeros exemplos de iniciativas das cooperativas em defesa do desenvolvimento sustentável.”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O Sistema OCB/TO, juntamente com várias outras cooperativas do estado do Tocantins, incluindo a Coopefa (Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia) e a Cepar (Cooperativa Educacional de Pais de Arraias), adotou o sistema de energia solar. “O uso dessa fonte limpa e renovável não só proporciona a redução do consumo energético e a economia na fatura de eletricidade, mas também contribui ativamente para a redução da poluição e das emissões de carbono, além de preservar os recursos naturais e estimular outras cooperativas a adotarem estratégias ecologicamente responsáveis”, aponta Maria José Oliveira, superintendente. 

Segundo o presidente, Márcio Lopes de Freitas, a questão ambiental é pauta fixa no cooperativismo e o Sistema OCB sempre esteve alinhado em prol do alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados na Agenda 2030 da ONU. Desta forma, as cooperativas têm contribuído para o alcance de metas nacionais e mundiais de redução de emissões e mitigação de efeitos das mudanças climáticas.

Dia de Cooperar

A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo também busca chamar a atenção para as práticas cooperativistas e promover ideais do movimento como solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade, paz e prosperidade mundial. Uma série de ações sociais são disponibilizadas para a sociedade que, por sua vez, pode perceber, na prática, as contribuições do movimento para um mundo mais justo e igualitário. O Dia de Cooperar ou Dia C, como é mais conhecido, promove eventos voluntários e solidários.