Cooperativas de mineração pleiteiam exploração no garimpo em Monte Santo -TO

/ /

O Departamento Nacional de Produção Mineral do Tocantins – DNPM realizou, na tarde de ontem (08/06), a abertura dos envelopes com a documentação relativa à habilitação para a exploração de garimpo em Monte Santo. A Cooperativa dos Garimpeiros de Monte Santo (COOPERSANTO) e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Monte Santo (COOPERGEMAS), ambas associadas do Sistema OCB-Sescoop, participaram do processo de disponibilidade da área.

Essa concessão é dada através do termo de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), que permite a exploração do garimpo. De acordo com Luiz Carlos Nascimento, presidente da COOPERSANTO, “já são 13 anos de luta de toda a cooperativa para conseguir a habilitação. A vida dos garimpeiros e de suas famílias vai melhorar bastante se conseguirmos trabalhar no garimpo, pois isso representa um aumento na renda dessas famílias e uma melhoria na qualidade de vida”, declarou Luiz.

Segundo a advogada da COOPERGEMAS, Lina Barbosa a portaria 268/2008, que regulamenta o procedimento de disponibilidade, prioriza as áreas efetivamente ocupadas por garimpeiros em relação a pessoas físicas, ou seja, como as duas cooperativas já estão na área há mais de 13 anos elas são contempladas pela lei.

Após a análise das propostas, as duas cooperativas foram consideradas habilitadas. “Agora temos que aguardar o parecer final do DNPM e comemorarmos essa vitória de toda a cooperativa e de todo município de Monte Santo”, disse o presidente da COOPERGEMAS, João Ribeiro.

O garimpo de Monte Santo é conhecido pela beleza de suas esmeraldas. No município, mais de 230 garimpeiros das cooperativas serão beneficiados com a exploração no garimpo.