Cooperativas de artesanato participam da FENACCE

/ /

Xambiart participa representando o cooperativismo no Estado do Tocantins

Promover o acesso a novos mercados e expandir os negócios das cooperativas é uma das estratégias de atuação do Sistema OCB. E, nos próximos dias, dez cooperativas de artesanato estarão presentes no estande institucional da Casa do Cooperativismo, denominado como Loja Cooperativa, na Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura, que acontece de 26 de setembro a 01 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Entre as principais ações previstas, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizará uma rodada internacional de negócios com potenciais compradores de vários países. Três cooperativas que integram o estande institucional do Sistema OCB foram selecionadas pela curadoria da agência para participarem da ação.

“A Fenacce oferece oportunidades significativas para os participantes, promovendo negócios com inovação e sustentabilidade no artesanato brasileiro. A feira tem se consolidado como um evento que merece a nossa presença e impulsiona os pequenos negócios. A participação de outros atores como a Apex e a realização da rodada de negócios para promoção da exportação é um exemplo do quanto nossas cooperativas podem ganhar com a iniciativa”, afirmou o analista de Negócios do Sistema OCB, Jean Fernandes.

A programação da feira contempla estandes destinados à exposição e venda de artesanatos de vários estados brasileiros, bem como galeria de reciclados, oficinas de artesanato, rodadas de negócios, apresentação cultural, desfiles de moda e vila gastronômica. “A pluralidade da feira gera inúmeras oportunidades para a venda dos produtos e também para a aquisição de conhecimentos e prospecção de novos negócios com os atores envolvidos do setor”, acrescentou a também analista de Negócios do Sistema OCB, Dayana Rodrigues.

Ainda segundo Dayana, ”nosso estande é exemplo de como há riqueza na diversidade de histórias e cultura por trás dos produtos expostos. Representando nove estados do Brasil, as peças vão desde cestos feitos com a piaçava, malva e fibras de arumã, esculturas de ferro, bordados labirinto, biojóias com jarina, coco babaçu e açaí, bordados exclusivos do cerrado, até produtos feitos com caju, cacau e pitaya”.

A última edição da Fenacce, realizada em 2022, atraiu 48 mil visitantes e contou com mais de 300 expositores e 1,5 mil artesãos provenientes de 25 estados brasileiros. Na parte de capacitações, a feira contou com mais de 48 horas de eventos como oficinas, workshops e palestras. Além disso, foram mais de 40 horas com programação cultural.

Para a edição de 2023, a estimativa da Fenacce é receber mais de 50 mil pessoas e gerar ainda mais renda para os expositores e participantes por meio da venda direta de produtos, promoção de rodadas internacionais de negócios, networking, palestras e oficinas temáticas. Atores de renome estão envolvidos com a organização, execução e divulgação do evento, o que também busca fortalecer a relevância da feira.

As cooperativas que estarão presentes no estande institucional do Sistema OCB representam vários estados e expressões do artesanato brasileiro: Bordana (GO), Coomajt (PB), Coopafesp (CE), Coopama (AM), Copamart (AM), Coopercrutac (RN), Dedo de Gente (MG), Luz e Arte (MA), Turiarte (PA), Xambiart (TO). Além dessas, a cooperativa Arteza (PB) também participa da feira como expositora.

Por Sistema OCB