Cooperados recebem orientação sobre reciclagem

/ /

Fonte: Ascom Cooperfrigu

A redução na produção de lixo e a reutilização dos produtos e embalagens foram os principais assuntos abordados durante a palestra sobre “Reciclagem”, realizada na manhã da última terça-feira (11/10), durante a programação do 7° Projeto Sócio-ambiental COOPERAR.

A palestra foi ministrada pelo especialista em gestão ambiental, Vanderlei de Souza, que participou a convite do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop). Souza destacou a importância de controlar os impulsos na hora da comprar e assim reduzir a produção de lixo. “Podemos reaproveitar muitos produtos, embalagens, fazer a utilização consciente e conseqüentemente reduzir a produção de lixo”, afirmou, ressaltando que atualmente no Brasil apenas 40% dos produtos são reciclados.

Para Vanderlei de Souza a chave da reciclagem está na separação do lixo doméstico. “é importante que cada família separe o lixo orgânico do lixo reciclável. Com esta separação a reciclagem fica mais fácil e a reutilização dos produtos será feita com maior sucesso”.

Depois da palestra o grupo Abadá Capoeira, do professor Durão, fez uma apresentação aos colaboradores da Cooperfrigu. “Agradecemos à Cooperfrigu que sempre foi parceria do Abadá Capoeira, incentivando a cultura e o esporte. Agradecemos pela oportunidade de mostrar a nossa arte”, frisou professor Durão.

E nesta quinta-feira (13/10) a programação do 7° COOPERAR continua abordando temas relacionados ao meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) falará sobre “A nova legislação ambiental”, a partir das 10h30, no auditório da Cooperfrigu. Já a Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama) irá ministrar uma palestra sobre “Caça”, que acontece a partir das 11 horas, na área de lazer da cooperativa. Produtores rurais e comunidade estão convidados a participarem das palestras desta quinta-feira.

PROJETO COOPERAR: Iniciado em 2005, o COOPERAR visa integrar os cerca de 400 colaboradores da cooperativa, proporcionando lazer, entretenimento, valorização dos profissionais, educação e conscientização ambiental.

O COOPERAR conta com a parceria da Creche Maria Madalena, Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (Agab), Banco da Amazônia, OCB/Sescoop/TO, Prefeitura de Gurupi, Secretária Estadual da Cultura, Sistema Sesi/Fieto, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Cipama, Saneatins, Centro Universitário Unirg, Grupo Imperial, Naturatins, Ordem dos Advogados do Brasil/Gurupi, Ministério Público, Abadá Capoeira, Sesc, Sistema Fieto, Spaço 10, Loja Maçônica Amor e Justiça n°2, entre outros.