Cooperados da COOPERNORTE participam do curso de vacinação de brucelose

/ /


Entre os dias 21 a 23 de março, os cooperados da COOPERNORTE, moradores do município de Miracema participaram do Curso: Vacinação Contra Brucelose, o instrutor do curso é o médico veterinário técnico da ADAPEC Jairon Pires de Araújo.

No curso, os interessados em se tornarem auxiliares de vacinação passam por duas avaliações e se obtiverem média 7,0, podem receber o certificado. O proximo passo é se dirigir até um escritório da Adapec, juntamente com o médico veterinário que ficará responsável pelo seu trabalho, e realizar o credenciamento para aplicação da vacina.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e devido aos riscos de contaminação deve ser realizada por um médico veterinário credenciado ou por um auxiliar de vacinação, capacitado, sob sua responsabilidade.

A realização dos cursos é uma parceria entre a COOPERNORTE, SESCOOP/TO e a ADAPEC.

Brucelose

A Brucelose é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria viva que ataca bovinos, bubalinos (búfalos), suínos, caprinos, ovinos, caninos e pode ser transmitida ao homem. São alvos da vacinação contra a brucelose as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade de três a oito meses.

A obrigatoriedade da vacina contra a Brucelose está estabelecida na Instrução Normativa n° 06, de 08 de janeiro de 2004, do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde a aprovação do Regulamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. No Tocantins, a obrigatoriedade da vacina ocorreu no mesmo período através da portaria 193/2003.