Compostagem: transformando lixo orgânico em adubo natural

/ /

O Brasil produz cerca de 241.614 toneladas de lixo por dia, onde 60% são resíduos sólidos. Em média cada pessoa gera 5 kg de resíduos sólidos por semana, sendo 3 kg formados por resíduos sólidos. A boa notícia é que esse material descartado pode ser reutilizado na adubação natural. Nesse sentido, a Coapa e o Sescoop/TO realizaram o curso “Compostagem”, nesta segunda-feira e terça-feira, dias 16 e 17 de maio, em Pedro Afonso. Com carga horária de 16 horas, a capacitação buscou oferecer ao pequeno produtor e aos demais participantes formas alternativas de adubação natural em suas hortas.

As aulas foram ministradas pela engenheira agrônoma Adeuma Borges Asevedo e contou com a participação de 27 pessoas, incluindo colaboradores e membros do Núcleo Feminino da Coapa, agricultores familiares e estudantes do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto. Foram realizadas aulas teóricas no auditório da Coapa e práticas no viveiro de mudas da cooperativa. Os alunos tiveram noções sobre os tipos de compostagem, tipos de resíduos, escolha do local, controle do processo, aplicação do composto, agricultura biológica, biofertilizantes e defensivos alternativos.

A instrutora esclareceu que o adubo orgânico não agride o meio ambiente e devolve ao solo os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes. Segundo ela, após 90 dias de preparo, o adubo natural já pode começar a ser utilizado. “é um sistema natural que dá vida o solo com o reaproveitamento de resíduos que seriam jogados a céu aberto causando poluição”, explicou a engenheira agrônoma.
Integrante do Núcleo Feminino da Coapa, a agricultora Ercília de Sousa Reis afirmou que pretende utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar o solo de sua propriedade na região da Agrovila Bom Tempo, município de Pedro Afonso. “O curso é muito útil, agora pretendo produzir adubo para melhorar a terra onde está plantado um pasto para o gado e também para preparar uma horta e um pomar com vários tipos de frutas”, disse a produtora rural.

Compostagem

A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica que propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. No processo ocorre a transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, resto de podas e jardinagem, cascas de árvores, arbustos, grama, folhas secas, restos e cascas de frutas, legumes, verduras, pó de café, guardanapos, bagaço de cana, entre outros, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura.

Fred Alves