Coapa segue com a implantação do Programa de Qualidade

/ /

Fred Alves

Buscar mais eficiência e qualidade em todas as ações realizadas. Resumidamente este é o principal objetivo do Programa de Qualidade que está sendo implantado na Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso. Nesta semana foi realizada a terceira etapa do programa.

Na terça-feira, 12, nos períodos vespertino e noturno, as atividades foram voltadas para os colaboradores. O trabalho foi conduzido pelo professor Jorge D’Ambros, doutor em Ciências Florestais, professor da Universidade Federal do Tocantins e consultor da empresa Rebouças (responsável pela implantação do programa).

O especialista abordou vários assuntos, exibiu vídeos como “10 Dicas para um atendimento de qualidade”, destacou a necessidade dos colaboradores se comprometerem com a instituição onde trabalham e deu início a implantação do “Programa 5S’s”. Esse sistema é a base da implantação do Sistema de Qualidade Total em várias empresas em todo o mundo. O método surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada “crise da competitividade”,e permite utilizar bem todos os recursos disponíveis e eliminar o desperdício. O trabalho é desenvolvido em cinco fases chamadas: Senso de Utilização, Senso de Arrumação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e Senso da Disciplina.

A meta é transformar o ambiente e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

A previsão é que o “Programa 5S’s ” seja iniciado até o próximo dia 30 de abril, para isso foram formados três times com a participação de colaboradores da Unidade de Grãos, Unidade Agroveterinária e Unidade Administrativa, para reforçar a necessidade de todos os integrantes se empenharem para a cooperativa alcançar excelência em suas ações. Em maio, membros da diretoria e dos conselhos fiscal e de administração utilizando questionários específicos, irão avaliar como está o trabalho.

Excelência em Gestão

Já na quarta-feira, 14, foi realizada uma reunião com integrantes da diretoria e dos conselhos fiscal e de administração da cooperativa. Na ocasião foi apresentada uma pesquisa realizada em dezembro, para levantar o “clima organizacional”, citando dados como qualidade do ambiente de trabalho, satisfação dos colaboradores, relação interpesoal, entre outros pontos importantes. Esse levantamento servirá para nortear novas ações a serem implantadas visando melhorar ainda mais as condições de trabalho na organização cooperativista.

Durante a reunião também foi apresentado um Modelo de Excelência em Gestão (MEG) a ser desenvolvido na Coapa. A intenção é que após ser executado e obtenha resultados positivos, o plano seja inscrito em um concurso que premia experiências de gestão de sucesso.

Plano de Qualidade da Coapa

O professor Jorge D’Ambros explicou que o Programa de Qualidade foi iniciado em dezembro de 2010, quando foi realizado um diagnóstico e ouvidos cooperados, colaboradores e diretores da Coapa, para levantar o “clima organizacional”, pontos fortes e situações que precisavam ser corrigidas na entidade cooperativista.

Conforme D’Ambros, apesar de ainda estar numa etapa inicial o Programa de Qualidade da Coapa já apresenta resultados positivos. “é possível perceber o comprometimento dos colaboradores. Prova disso foi a participação deles na escolha do slogan do programa, que ainda será definido, quando apresentaram 70 sugestões”, destacou o especialista.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o programa contribuirá significativamente para a otimização das atividades desenvolvidas pela cooperativa. “Nosso princípio é evoluir diariamente e buscar cada vez mais qualidade naquilo que fazemos. Tenho certeza que esse plano vai trazer benefícios para os cooperados, colaboradores e clientes que atendemos”, disse Khouri.

Responsável pela Recepção da sede administrativa da Coapa, a colaboradora Macleia Andrade disse estar gostando de participar das palestras, onde tem adquirido conhecimentos que contribuem para o desempenho das suas atividades diárias. “´Tenho aprendido muito sobre a necessidade de me relacionar bem com meus colegas”, lembrou.