Coapa colabora para o desenvolvimento sustentável de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama

/ /

Fred Alves

“Sempre apoiamos iniciativas e projetos articulados visando o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, com a execução de projetos de geração de emprego e renda que possam melhorar a vida das comunidades onde atuamos”. Palavras do presidente da Coapa, Ricardo Khouri, ao analisar a participação da cooperativa nas atividades do Grupo de Trabalho Consorciado composto por representantes do poder público, lideranças de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins e colaboradores da Bunge. Esta iniciativa faz parte do Programa Comunidade Integrada, da Fundação Bunge, que visa promover o desenvolvimento sustentável da região. O projeto está associado à implantação de uma usina de etanol da Bunge em Pedro Afonso.

A gerente geral da cooperativa, Maria Silvana Ramos, que também tem participado das reuniões quinzenais, citou o sétimo princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade: A responsabilidade social é um objetivo do cooperativismo” para lembrar que é função da cooperativa se envolver em iniciativas que busquem melhorar a sociedade. “Além de ser uma obrigação, é maior ainda a satisfação de contribuir para que nossa região se desenvolva de maneira sustentável”, pontuou Silvana.

Bastante produtiva, a última reunião foi realizada na tarde de quinta-feira, 18 de agosto, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso. Durante o encontro foi anunciado que parceria entre a Fundação Bunge e o Sebrae/TO oferecerá 30 vagas para empresários locais no “Programa de Formação de Empreendedores Locais”, que começa no final de agosto e dura quatro meses. Por meio de cursos, palestras, oficinas, consultoria e orientação empresarial, os inscritos ampliarão seus conhecimentos no atendimento ao cliente, técnicas de vendas, serviços financeiros e contábeis e empreendedorismo. A meta é reduzir a informalidade e ampliar a capacidade administrativa dos empresários das cidades de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins.

Conquistas

Os membros do Grupo Consorciado discutem e apresentam sugestões sobre problemas comuns aos três municípios como: água, planos municipais, saneamento básico e cadastro fundiário e legislação para atração de empresas. O grupo ajudou a viabilizar a assinatura, no último dia 21 de julho, de um protocolo de intenções firmado entre o governador Siqueira Campos e os prefeitos dos três municípios, para implementar ações voltadas à área de estruturação de projetos de captação, tratamento e distribuição de água potável e coleta e tratamento de efluentes nas três cidades. Uma equipe de técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento está realizando o levantamento topográfico e cadastral para verificar as demandas necessárias para execução de obras de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário.

Juntos representantes dos três municípios também elaboraram carta-consulta de manifestação para o PAC Saneamento, a fim de conseguir verba para projetos e execução de obras nos municípios. Os gestores municipais ainda estão organizando a criação de um consórcio intermunicipal para construir um aterro sanitário e acabar com os lixões. Além disso, será realizado no dia 19 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, seminário com palestras e oficinas voltado para profissionais da educação das redes municipal e estadual dos três municípios.