CMN aprova parceria do Bansicredi com Rabobank

/ /

Em reunião realizada dia 27/01/2011, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a proposta de parceria entre o Bansicred, banco do Sistema Cooperativo de Crédito (Sicredi), com o Rabobank, banco holandês de origem cooperativista. Segundo nota divulgada pelo CMN, o conselho “reconhece como de interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 49% no capital do Bansicredi”.

Ainda segunda a nota, a alteração na estrutura do capital social do banco cooperativo brasileiro será mediante associação, via capital social, com o Rabo Financial Institutions Development B.V. (RFID), braço de desenvolvimento do Rabobank. A proposta requer aprovação da presidente Dilma Rousseff. Em nota, o Sicredi esclarece que a participação do RFID no capital do Bansicredi será de 30%, conforme acordo assinado em junho do ano passado. As cooperativas e centrais de cooperativas de crédito que integram o Sicredi continuarão com 70% do capital votante do banco.

No acordo firmado em Porto Alegre (RS) no ano passado, o presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, ressaltou as afinidades entre as instituições. “Trata-se de uma relação estratégica de longo prazo entre instituições que têm afinidades de propósitos e estão focadas no desenvolvimento do cooperativismo de crédito como um modelo de organização econômica da sociedade”, afirmou à época. Pelo acordo, há a possibilidade de ampliar o portfólio de produtos do Sicredi nos segmentos onde o Rabobank tem expertise. “Esta parceria está em linha com a estratégia de investimento do Rabo Development em outros países, passando o conhecimento de mais de 100 anos de cooperativismo na Holanda às entidades nas quais investe”, enfatizou Kees Beijer, diretor-executivo de investimentos do RD e responsável pela estruturação do acordo.

O Sicredi é constituído por 128 cooperativas de crédito, 12 mil colaboradores, 1,6 milhão de associados, mais de mil pontos de atendimentos distribuídos em 10 estados brasileiros e dispõe de um portfólio completo de produtos e serviços financeiros. Em Abril de 2010, os ativos totais administrados e o patrimônio líquido do sistema atingiram, respectivamente, R$ 17,9 bilhões e R$ 2,3 bilhões. Já o grupo holandês possui cerca de 9,5 milhões de clientes, 1,8 milhão de associados, 59 mi funcionários e está presente em mais de 40 países. O Rabobank detém cerca de 84% de participação no mercado de financiamento rural e 30% no crédito imobiliário na Holanda. No Brasil, o banco está presente há mais de 20 anos com foco nos mercados de alimentação e agronegócio. (Fonte: Assessorias de Imprensa do Banco Central e Sicredi)