Circo do Nelore é sucesso na ExpoGurupi

/ /

Texto: Leilane Macedo

Mais de 300 pessoas se divertiram e se informaram durante as apresentações da peça “Sorria Meu Boi” encenada durante a 38ª Exposição Agropecuária de Gurupi. O teatro faz parte do projeto “Circo do Nelore”, realizado pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), que engloba ainda palestras e distribuição de uma cartilha educativa.

Em Gurupi as apresentações aconteceram no Parque de Exposição da cidade com a participação de produtores rurais, estudantes e convidados; e também na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde foi realizada a palestra com o gerente regional da Nutron Alimentos, Ricardo Menoncin, que falou sobre a suplementação de bovinos a pasto.

Cerca de 80 crianças do Centro Integrado Rural João Tiago, de Gurupi, participaram da primeira apresentação do projeto Circo do Nelore, realizado pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) na manhã desta terça-feira (1°/06), no Parque de Exposição Agropecuária da cidade.

A peça “Sorria Meu Boi” é encenada pela companhia gurupiense de teatro Sorria Meu Bem e conta história de dois fazendeiros bem diferentes, que se encontram para discutir sobre melhores técnicas para o desenvolvimento da pecuária, sobre como buscar os parceiros e sobre a importância do desenvolvimento sustentável do agronegócio. O grupo teatral Sorria Meu Bem é formado pelos atores Vinícius Martins, Fernando França, Soraine Morais, Luiza Quedes e Ranielly da Silva Costa.

Ainda dentro do Circo do Nelore, uma cartilha está sendo distribuída. Nela o pecuarista encontrará informações sanitárias; sobre legislação ambiental e tributária. “O objetivo da cartilha é servir de guia aos produtores rurais, auxiliando nas tomadas de decisões, na administração e manejo das propriedades”, ressaltou a presidente da ACNT, Andrea Stival, que destacou a importância dos parceiros na realização do projeto. “O Circo do Nelore só é possível graças aos parceiros que nos dão apoio e acreditam no nosso trabalho”.

A próxima edição do Circo do Nelore acontece em Araguaína no dia 11 de junho, durante a Expoara 2010.

Parceiros do Projeto Circo do Nelore: Grupo Imperial; Nutron; Grupo BioVitro; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); SindiCarnes; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAGRO); Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins (Secom); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR); Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sindicatos Rurais; Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Prefeituras Municipais.