BALANÇO SATISFATÓRIO

/ /

Senso de Utilização, Senso de Arrumação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e Senso da Disciplina. Também conhecido como os “Cinco S”, o método japonês de qualidade nas organizações, que também pode ser implantado no cotidiano e na vida familiar, está sendo desenvolvido com sucesso na Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso. O método faz parte do Programa de Qualidade da cooperativa, que começou a ser implantado em dezembro de 2010 e foi avaliado nesta quarta e quinta-feira, dias 06 e 07 de julho, durante reuniões na sede da entidade.

Participaram desta avaliação, todos os colaboradores e gerentes da cooperativa, que receberam da equipe da consultoria Rebouças formada pelo professor Jorge D’Ambros, doutor em Ciências Florestais, e pela consultora de projetos Vanlucy Correia, a primeira análise dos resultados obtidos após o início da implantação do 5’s no mês de abril, com a participação dos times da Unidade Administrativa/Financeira e Unidade Agroveterinária/Unidade Técnica. Com formulários próprios a equipe de consultores passou em todas as salas avaliando as mudanças implantadas e apontando algumas melhorias a serem adotadas.

Sobre a avaliação das duas equipes que participaram da implantação do sistema, o consultor ressaltou como muito positivos os avanços alcançados. “O resultado foi muito satisfatório, pois as pessoas estão vendo que o método ajuda na organização e na utilização do tempo e dos recursos existentes. Existem melhorias a serem feitas, mas como esse projeto não terminou, em agosto vamos fazer uma nova avaliação envolvendo os participantes dos times. Isso tem que virar uma filosofia de vida, se tornar um habito e ser levado para casa”, pontuou Jorge A’mbros.

Ainda foi realizada uma reunião e formado o time da Unidade de Grãos, que implantará o 5’s em 1° de agosto. Na unidade, os colaboradores realizarão várias atividades, entre elas, pintar as salas e trocar portas, trabalho um pouco diferente das demais equipes, sempre visando um ambiente melhor para desempenhar suas funções.

Padronização das rotinas

Durante a reunião ainda foi discutida a continuidade do desenvolvimento da padronização das rotinas diárias de trabalho. Cada colaborador descreveu o que faz diariamente e os gerentes informaram sobre as grandes rotinas de seus setores. Segundo o consultor, foi lançado um concurso, onde nos próximos 30 dias cada time deverá mostrar implantadas, no mínimo, duas melhorias dos processos que já fazem atualmente. “São pequenas melhorias que devem ser feitas a cada dia dando sempre um passo adiante”, lembrou D’Ambros. Para motivar os participantes foi exibido o documentário De Bom para o ótimo, do ótimo para o Excelente, dirigido por Luiz Marins.

Planejamento para 2012

Para o segundo semestre, a intenção é realizar várias ações que irão culminar na elaboração de um grande plano de ações para o ano de 2012, tendo como base os critérios da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Após ser concluído, o documento será entregue à diretoria da Coapa que deve analisar e autorizar a execução do plano.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, os resultados alcançados após seis meses de implantação do Programa de Qualidade da Coapa são altamente positivos e tem possibilitado mudanças significativas na cooperativa. “O ambiente de trabalho está organizado e os colaboradores cientes de sua funções e a cada dia que passa mais motivados e comprometidos de seu papel dentro da cooperativa”, comemorou Khouri.