Assembleia Extraordinária celebrará a incorporação das cooperativas Sicredi Servidores e Sicredi Norte

/ /

Sicredi Servidores TO incorpora cooperativa e torna-se a maior do Sistema no Estado

No dia 2 de agosto, a Cooperativa Sicredi Norte será incorporada pela Sicredi Servidores TO, situação decidida em assembléias gerais realizadas nos dias 29 e 30 de junho, em Araguatins e Palmas. “Com o acontecimento, seremos a maior cooperativa do Sistema Sicredi no Estado”, afirma o presidente da Sicredi Servidores TO, Admivair Silva Borges.

Ele conta que a idéia existe desde 2009, e com a incorporação será possível melhorar elementos que antes eram frágeis em ambas as cooperativas: “O que falta em uma tem na outra, e vice-versa. Agora, as duas terão sua capacidade operacional ampliada, assim como recursos e patrimônio”.

Outra vantagem é que além de produtores rurais, servidores públicos também poderão se associar à cooperativa, que vai trabalhar com valores mais altos a partir da incorporação. “O limite da tomada de crédito, por exemplo, será cinco vezes maior a partir do dia 2 de agosto”, esclarece o presidente da Cooperativa Sicredi Norte, Edmar Caetano da Silva.
Ambas as cooperativas possuem hoje mais de 400 associados e pretendem dobrar esse número até o final do ano, atraindo novos, que se beneficiarão com as diversas vantagens oferecidas. A Sicredi Servidores TO será a partir de agosto, a maior cooperativa de crédito da região.

O Cooperativismo de crédito

As cooperativas de crédito também ocupam importante espaço no mercado financeiro em âmbito nacional. O Brasil possui 7.261 cooperativas, 274.190 empregos diretos, 8,2 milhões de associados, responsáveis por 6% do PIB Nacional. Já o ramo de crédito, tem 1.405 cooperativas, gera 54.670 empregos diretos, com 4,5 milhões de associados e 4.319 pontos de atendimento.

Os associados das cooperativas de crédito tem serviços como conta corrente, cartões de crédito e débito, previdências e caixas eletrônicos. Além de financiamentos com taxas de risco e juro menores que as de um banco. A principal diferença entre cooperativa de crédito e os bancos convencionais é que, nos bancos existem clientes. Já as cooperativas contam com grupos associados, que possuem seus próprios negócios e tem interesses em comum. Com isso, as cooperativas não buscam o lucro e sim o crescimento; logo, os negócios dos associados crescem com a entidade.

“Elas tem um formato diferente de constituição da organização de crédito, oportunizam condições mais interessantes para financiamentos, além do grande interesse em apoiar os micro e pequenos empreendedores”, explica o economista Sérgio Bastos.
Sicredi

Para atuar no mercado financeiro e ter acesso a Reservas Bancárias e Câmara de Compensação, as cooperativas necessitam da parceira com um banco. E o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi foi pioneiro em 1995, ao fundar o primeiro banco cooperativo privado do Brasil, que hoje, está presente em dez estados brasileiros, com mais de mil pontos de atendimento e 1,6 milhão de associados.

Ao analisar os números, o Sicredi, por exemplo, é 14ª maior operadora de consórcio do Brasil, ocupa a 5ª posição entre as maiores instituições de crédito rural do Brasil e obteve neste ano, a classificação mais alta no ranking de Melhores Fundos para Institucionais. Além de ter firmado parceria em junho deste ano com o RABOBANK, o que tem proporcionado intercâmbio de informações e de conhecimentos técnicos entre os Sistemas Cooperativos e possibilita a ampliação do portfólio de produtos da cooperativa, nos segmentos onde o RABOBANK tem expertise.

O Sicredi tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de micros, pequenos e médios empreendedores, rurais ou urbanos. Para mais informações, procure uma unidade de atendimento Sicredi.


Divugação: Assessoria de Comunicação Sicredi Brasil Central