Ação mobiliza cooperativistas e cadastra 35 doadores de medula óssea

/ /

“Fiz questão de vir com o interesse de poder ajudar uma que necessita de um transplante de medula óssea”. A frase de Leomar Ribeiro de Oliveira, operador de máquinas, traduz o sentimento das 35 pessoas que estiveram no auditório da Coapa, nesta terça-feira, 5 de junho, se cadastrando para ser um possível doador de medula óssea. A ação solidária foi organizada pela OCB/Sescoop e Coapa para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo (2° julho) e o aniversário de 13 anos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), celebrado em 27 de junho. As integrantes do Núcleo Feminino da cooperativa e colaboradores ajudaram a mobilizar a comunidade pedroafonsina e de municípios vizinhos a participar do evento.

O cadastramento e coletas de amostras de sangue (5m) foram realizados pela equipe do Hemocentro de Palmas. Foram cadastradas pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde e que apresentaram documento pessoal com foto e endereço que serão colocados em um banco de dados. Após o cadastro, foi coletada uma amostra de sangue, para análises de características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pessoas com leucemia e crianças com algumas doenças genéticas. A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um período de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam as suas atividades depois de uma semana de descanso.

A cooperada Aparecida Mazola contou estar satisfeita em poder fazer uma boa ação. “Estou tendo a chance de ajudar alguém que talvez não conheça. Pode ser que nós mesmos precisemos um dia de um doador”, relatou.

Presente ao evento, a gerente técnica da OCB/Sescoop, Fabricia Cyrillo, afirmou que a ação solidária correspondeu às expectativas dos organizadores e destacou o papel da Coapa. “As pessoas se mostraram solidárias e foi total o apoio da Coapa, inclusive com cooperados e colaboradores se cadastrando”, disse Fabricia, acrescentando que para o próximo ano a meta é realizar uma campanha de coleta de sangue.

Palestra e aferição de pressão

Na abertura do evento a enfermeira da Unimed Erica Araújo Barbosa ministrou palestra com o tema “Câncer de Pele”. “é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele e tem cura quando diagnosticado precocemente. Os cuidados devem ser tomados não apenas na temporada de praias, mas também no restante do ano.”, explicou a enfermeira, aproveitando para dá dicas para se proteger da doença, entre elas: usar protetor solar, parar de fumar, ter uma alimentação saudável, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, realizar consultas e exames médicos regulares, e praticar atividades físicas moderadamente.

Durante todo o dia enfermeiras da Unimed auferiram a pressão de 45 pessoas e distribuíram 60 kit’s com folder explicativo, protetor solar, repelente e chaveiro personalizado sobre doação de sangue.