Cooperativas do Tocantins promovem atos de conscientização contra acidentes de trânsito

/ /

 

Ações realizadas pela Coopermoto, Sicoob Tocantins e Coopefa estão ligadas à campanha Cooperar pela Vida

Para sensibilizar a sociedade a respeito da importância da adoção de comportamentos éticos e seguros no trânsito, foram realizadas ações em avenidas movimentadas nos municípios de Araguaína, Formoso do Araguaia e o distrito de Porto Nacional, Luzimangues. As cooperativas Coopermoto, Sicoob Tocantins e Coopefa aderiram às atividades por meio do projeto Cooperar Pela Vida, iniciativa promovida pelo Sistema OCB/TO.

Na última sexta-feira, 26, o Sicoob Tocantins realizou uma panfletagem em frente à agência no distrito de Luzimangues, a qual contou com a parceria da Escola Municipal Maria de Melo Sousa, da Guarda Metropolitana e da Polícia Militar. No material distribuído aos condutores, foi orientado o respeito às sinalizações de placas e semáforos.

A especialista em gestão de pessoas da cooperativa de crédito, Simone Oliveira, explica que, para a ação, foi trabalhado o quinto princípio cooperativista, que é de educar, formar e informar. “Precisamos de uma maior prudência no trânsito e a campanha serve para mostrar que juntos podemos salvar vidas. Contamos ainda com apoio dos alunos, que tiveram a oportunidade de aprender sobre o trânsito, já que serão futuros motoristas” , detalha.

A campanha nacional de prevenção a acidentes de trânsito trouxe neste ano a temática “No trânsito, escolha a vida”, e foi disseminada na Avenida Filadélfia, em Araguaína, nesta quarta-feira, 31, pela Cooperativa dos Mototaxistas – Coopermoto. De acordo com Denes Weslley, estes atos têm ainda mais força para os cooperados, já que trabalham diariamente no trânsito e sabem os riscos do dia-a-dia. “Participamos do evento pela primeira vez e com certeza vamos continuar presentes. Agradecemos aos parceiros: Dentran, Astt, Guarda Municipal, Samu, Bombeiros, PM, o pessoal da área da saúde e idosos. E vale reforçar, respeitem o trânsito”, frisa o presidente da cooperativa.

Promovendo conscientização e aprendizado para a juventude, a Cooperativa De Trabalho Educacional De Formoso Do Araguaia – Colégio Coopefa, realizou ações para trabalhar a tolerância, paciência, atenção e responsabilidade. Isso por meio de leitura e atividades, aula com instrutor de trânsito em parceria com a Auto Escola Destack, educação para o trânsito e por fim, uma aula externa com a entrega dos panfletos cedidos pelo Sistema OCB/TO.

“Trabalhar educação no trânsito com os alunos é de grande relevância, haja visto que eles podem ser pedestres, ciclistas e passageiros. Neste sentido, é importante também sensibilizá-los para que se tornem motoristas conscientes no futuro”, diz o professor, Roberto Pereira.

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, reforça a importância da participação das cooperativas nas ações. “Juntos conseguimos gerar mais impacto na sociedade e este é justamente o lema do cooperativismo. As cooperativas tocantinenses que queiram aderir a outros atos futuros, podem entrar em contato conosco, que vamos ajudar”, aponta.