Série produzida pela Coapa vai mostrar aplicação prática dos 7 princípios cooperativistas

/ /

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) apresenta a partir deste mês de agosto, a série 7 Princípios Cooperativistas para mostrar como o cooperativismo trabalha suas ações através de princípios seculares, que vem desde o início com os pioneiros de Rochdale, na primeira cooperativa do mundo.

A agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos, que idealizou o programa, afirmou que o intuito é reforçar de forma simples e direta os princípios cooperativistas no dia a dia da Coapa, de maneira que os cooperados, colaboradores e comunidade possam sentir e visualizar como é o cooperativismo na prática.

Os vídeos e entrevistas, que mostram a aplicação dos princípios cooperativistas, serão publicadas no site da cooperativa – www.coapa.com.br – e em suaas redes sociais.

A série começa com o 1º Princípio Cooperativista: Adesão livre e voluntária. Nele é evidenciado que as cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas ou de gênero.  

Para exemplificar a aplicabilidade deste princípio, conversamos com Marcel Petter, 41 anos, paranaense que cultiva grãos no município de Itacajá (TO) e, recentemente, se associou à Coapa. Ele falou da sua experiência no cooperativismo e como pretende contribuir como associado.

O que te levou a se associar à Coapa?

Venho de família cooperativista e procurei uma cooperativa onde pudesse continuar com a tradição que trago de berço.

Teve alguma dificuldade para se associar?

Não tive dificuldade nenhuma, pois fui muito bem recepcionado e orientado.

Qual sua experiência com o cooperativismo?

A minha experiência vem junto com a imigração holandesa, pois meus avós ajudaram a fundar a cooperativa Castrolanda, no Paraná, e desde cedo aprendi que juntos somos mais fortes. Um indivíduo sozinho não consegue baratear custos, agregar aprendizagem, ter assistência de qualidade e trocar informações. Quero muito crescer junto com a Coapa e de alguma forma poder somar e também adquirir conhecimento.

Como pretende contribuir com a Coapa?

Com minha experiência, quero me juntar aos demais cooperados para melhorar a cooperativa e aumentar meu próprio conhecimento. Sempre estarei à disposição para trocar experiências.