PDGC – Mais uma ferramenta de gestão para as cooperativas brasileiras

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Foi divulgada, no último dia 27 de fevereiro, a mais nova ferramenta do Sescoop Nacional em prol do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. No evento de lançamento, realizado na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a ideia é preparar as cooperativas para se firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.


“Estamos falando de um processo fundamental para a sustentabilidade e a permanência de todas as organizações, independente da natureza, no mundo globalizado. Com o PDGC, serão trabalhados fundamentos de excelência na gestão, como pensamento sistêmico, cultura de inovação, liderança, valorização das pessoas e conhecimento sobre clientes e mercado. Isso, com certeza, refletirá positivamente nos resultados das cooperativas, trazendo benefícios para cooperados, empregados e sociedade”, afirmou Freitas.

De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional e coordenadora do projeto, Susan Miyashita Vilela, o PDGC auxiliará o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento do setor, ajudando-as no diagnóstico de suas dificuldades e contribuindo com possíveis soluções. “A intenção é avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável”,

Como vai funcionar – Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso utilizando de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários, um de diagnóstico e outro de autoavaliação.

No primeiro questionário, elas responderão a perguntas de conformidade legal e de práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.

Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferecerá um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.

Mais informações acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/