Modelo de negócio cooperativista conclui mais uma participação na Agrotins

/ /

Em seus diversos ramos o cooperativismo emprega quase meio milhão de brasileiros, sendo cerca de 240 mil pertencentes ao setor agropecuário

A maior Feira Agrotecnológica do Norte do Brasil recebeu mais de 196 mil visitantes entre os dias 16 e 20 de maio, movimentando o conhecimento e a economia no setor em sua 23ª edição. E para levar o modelo de negócio cooperativista aos produtores, pesquisadores e acadêmicos da área, esteve com espaço na Agrotins 2023 o Sistema OCB/TO e Sescoop/TO, além das cooperativas Frísia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Sicoob UniCentro Br, XambiArt e Coome-sol. 

Passaram pelo estande SomosCoop mais de 1 mil visitantes, entre eles o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas/TO), as cooperativas Sicoob Tocantins, Coed, Coopergemas e Coopefa, além de outras autoridades.

O cooperativismo, modelo responsável por quase meio milhão de empregos no Brasil, movimenta anualmente mais de R$ 700 bilhões em ativos, conforme o Anuário do Cooperativismo. Na Agrotins 2023, de acordo com o Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Diogo Pelissaro, a meta estabelecida para esta edição da Feira foi atingida tanto financeiramente quanto para fins de relacionamento.

“O nosso principal objetivo foi o fortalecimento da marca, o fortalecimento do Sicredi frente aos produtores e aos parceiros que sempre estão presentes na feira. Foi muito boa a nossa participação, com bastante movimentação e muita presença nos estandes de parceiros e associados. Tivemos também muitos produtores que aproveitaram os benefícios de taxas, venda de maquinário e de veículos dentro da feira. Ultrapassamos nossa expectativa inicialmente delineada e quase dobramos os números de 2022”, comenta o Gerente Regional.

Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, a Feira é uma grande oportunidade de levar o cooperativismo como opção de negócio aos participantes. “Estamos sempre presentes para tirar todas as dúvidas sobre o cooperativismo enquanto forma de empreender. O agro tem um grande potencial para o nosso estado e temos uma equipe qualificada para esclarecer como funciona o modelo de negócio. Seguiremos à disposição para atender toda a comunidade na nossa sede, em Palmas”, convida o presidente,

NegóciosCoop

Como forma de apoiar a presença das cooperativas na Agrotins 2023, o Sistema OCB/TO contou pela primeira vez com o espaço NegóciosCoop, em que as cooperativas XambiArt e Coome-sol, puderam comercializar seus produtos em um espaço exclusivo na Arena do Desenvolvimento

“Eu agradeço imensamente ao Sistema OCB, e eu falo em nome de toda a XambiArt. Vocês foram maravilhosos. Se não fossem vocês, não teríamos conseguido, já que as nossas vendas foram quase todas em cartão ou pix. Então sem esse apoio, estaríamos perdidas. Muito obrigada mesmo”, relata a artesã Elisângela Ribeiro, se referindo à internet disponibilizada para o espaço.