CAPACITACOOP

/ /

Tudo sobre o cooperativismo a um click de distância de você!

Uma das coisas que movem o ser humano é, sem dúvida, o interesse em aprender algo novo. Aliás, é essa vontade de novos conhecimentos e habilidades que lidera os avanços que registramos ao longo da história da humanidade. E, no meio de tanta oferta de formas e ambientes de aprendizado, nada melhor do que você ter a certeza de saber que está no lugar mais indicado para aprender o que, realmente, vai te ajudar a inovar, fazendo a diferença na sua carreira.

É por isso que o Sescoop preparou esse ambiente virtual cheio de ferramentas gratuitas para você aprender mais sobre o cooperativismo, as cooperativas e os diferenciais no nosso modelo de negócios.

O Programa de Educação a Distância do Sescoop traz cursos e conteúdos online. No computador, no notebook, num smartphone e com a ajuda de vídeos, áudios e outros tipos de materiais inovadores, você pode estudar onde e como quiser.

Aqui você encontra seis cursos com linguagem acessível, focados na especificidade do cooperativismo e com rigor na utilização de fontes de referência científica. São eles:

Curso Descrição

Cooperativismo – Primeiras lições

Conheça o Cooperativismo por meio da história da agricultora e Helena e seu grupo. Tendo como pano de fundo a história de uma agricultora no norte do Brasil o aluno poderá conhecer de forma objetiva e aplicada como constituir uma cooperativas e todos os conhecimentos básicos para isso. Indicado para quem quer começar a aprender sobre cooperativismo e sua aplicação prática. São 04 horas/aula de formação online.

Cooperativismo e a Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável

O curso faz parte de um projeto do SESCOOP com o PNUD, que busca auxiliar as cooperativas a desenvolverem projetos de responsabilidade social em cumprimento do 7º Princípio do Cooperativismo – interesse pela comunidade – e a se posicionarem como parceiros estratégicos ao longo do processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil, fortalecendo as iniciativas globais, nacionais e locais já existentes e propondo inovações que acelerem o impacto positivo que as cooperativas têm sobre o desenvolvimento humano sustentável das comunidades que atuam.

Conselheiros Administrativos: Desafios da primeira gestão

Tem por objetivo capacitar cooperados que desejam assumir o cargo de conselheiros de administração de sociedades cooperativas, trazendo noções básicas para que possam desempenhar sua nova função com excelência.

Elaboração e Gestão de Projetos de Responsabilidade Socioambiental com Foco nos ODS

O curso é um dos resultados da parceria entre Sescoop e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os objetivos são auxiliar as cooperativas brasileiras a desenvolverem projetos de responsabilidade social em cumprimento do 7º Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade) e a se posicionarem como parceiras estratégicas ao longo do processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Com isso, espera-se fortalecer as iniciativas globais, nacionais e locais já existentes e propor inovações que acelerem o impacto positivo que as cooperativas têm sobre o desenvolvimento humano sustentável das comunidades que atuam.

Gestão de Finanças Pessoais

O curso,desenvolvido pelo Banco Central do Brasil,apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimula a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica. Oferece informações e ferramentas para gerir suas finanças. O curso aborda os seguintes módulos/temas: nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção e consumindo serviços financeiros.O curso é destinado a toda a sociedade e tem carga horária de 20 horas.

Eu e meu dinheiro

O curso destina-se a sensibilizar os participantes para a gestão das finanças
pessoais e a capacitá-los para conduzir grupos de discussão sobre os vídeos da série “Eu
e meu dinheiro”, produzida pelo Banco Central.

Tributação de cooperativas
para contadores

O curso tem o objetivo de conduzir você na construção de competências técnico-jurídicas e contábeis, lógico-dedutivas e interpretativas. Esperamos que você, contador de cooperativas, promova e produza, com os melhores resultados possíveis às entidades, a elaboração e execução do planejamento tributário, bem como o atendimento pleno das demandas tributárias dessas sociedades.

Tributação de cooperativas
para dirigentes

O curso tem o objetivo de conduzir você na construção de competências lógico- dedutivas e críticas, visando o melhor desempenho nas tomadas de decisões gerenciais, na participação do planejamento tributário, no atendimento de demandas tributárias e no controle sobre as atividades de contadores em sociedades cooperativas.

Assembleias Semipresenciais e Digitais

A pandemia causada pelo novo coronavírus nos fez repensar as rotinas. É o caso das Assembléias Gerais (ordinárias ou não). Antes, as AGOs ou AGEs como são conhecidas, cumpriam o dispositivo legal de serem presenciais para garantir que todos pudessem votar ou receber votos. Mas com a exigência do isolamento social, imposta pelas autoridades de saúde, a lei foi ajustada, graças a uma atuação intensa da OCB. Assim, esses encontros passaram a por ser realizados de forma digital ou semipresencial. E se você quer entender como isso é possível, pode acessar a capacitação. 

Entendendo a Sociedade Cooperativa 

Entenda os fundamentos básicos do cooperativismo e saiba mais sobre como as cooperativas funcionam na prática.

Assembleia Geral na Prática 

Aprenda a realizar uma Assembleia Geral bem-sucedida, contando com a adesão e participação dos cooperados.

Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas 

Modelo de direção estratégica pautado pelos valores e princípios cooperativistas, para uma gestão profissional e sustentável.

Gestão de RH para Cooperativas 

Neste curso você aprenderá tudo sobre as melhores práticas de gestão de pessoas em cooperativas.

Contabilidade de Cooperativas para Contadores 

Reconheça, interprete e aplique técnicas contábeis a dados, informações e registros específicos de cooperativas.

Introdução à agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e os ODS 

Conheça mais sobre os ODS e veja como criar projetos e soluções inovadoras pra crescer com sustentabilidade dentro da sua cooperativa.

Contabilidade de cooperativas para dirigentes

Se há uma área técnica do cooperativismo que cresce e, cada vez mais, pede profissionais altamente especializados é a contabilidade cooperativista. Por isso, se você quer se destacar, dominando assuntos como demonstrações e registros contábeis, registros de auditoria, tomada de decisões, gestão e visão crítica, sempre com um olhar Coop, acesse agora o curso. Com uma linguagem objetiva e exemplos práticos o curso vai te preparar para este mercado.

Núcleos e Comitês: como organizar e fortalecer o quadro social 

Como sempre dizemos, o maior capital de uma cooperativa é o quadro social. Por isso, saber como organizar e fortalecer os cooperados é um elemento-chave do sucesso. E pensando em contribuir com as coops, o Sistema OCB, apresenta o curso Núcleos e comitês: como organizar e fortalecer o quadro social. Ao concluir essa qualificação, o profissional terá alcançado uma adequada profissionalização dos processos de governança cooperativa. A ideia é que o aluno conheça mais uma ferramenta para facilitar os processos de tomada de decisão democrática e participativa dentro das coops. Está esperando o quê? Se inscreva já.

Pitch

Você consegue acompanhar as tendências e como podem impactar o seu negócio, o relacionamento com públicos estratégicos e a tomada de decisão? Neste curso, você vai aprender a olhar para cenários e contextos de uma forma estratégica e, a partir disso, melhorar ainda mais a gestão e os processos dentro da sua cooperativa e mapear tendências que vão te ajudar a prever mudanças sociais, de produtos ou de comportamentos.

Design Thinking

Pensar soluções novas para problemas antigos passa também pela mudança no seu olhar sobre os processos e o impacto do que se faz em todos os aspectos: para as pessoas, para a sua cooperativa e para o ecossistema em que está inserida. Inserir o Design Thinking nesse processo pode ser fundamental para acelerar a inovação no dia a dia da sua coop e ainda agregar novos conceitos que vão ressignificar as suas relações.

Mentalidade Ágil

Trazer mais agilidade para execução das tarefas e dos processos dentro da sua cooperativa exige um adaptação não apenas às ferramentas que automatizam algumas etapas e facilitam o gerenciamento. É preciso ir além, e dominar também o modelo mental que é fio condutor dessa agilidade e como aplicar isso de forma eficiente no dia a dia da sua coop.

Gestão da Mudança

Para inovar é preciso mudar. Sejam ideias, comportamentos ou ajustes estruturais, é fundamental estar atento aos mais variados aspectos para se propor e implementar mudanças efetivas na sua cooperativa. É preciso analisar todas as possibilidades, os processos já existentes, quais os atores envolvidos e quanto cada um vai estar disposto a enfrentar novos cenários. E este curso vai te ensinar qual a melhor forma de fazer a gestão dessas mudanças.

Ah, e vale dizer que temos uma série de outros cursos sendo preparados para ajudar você a ser um profissional cada vez mais apto a contribuir com o desenvolvimento das cooperativas. E é importante lembrar que, na biblioteca, você ainda encontra vídeos que também tratam sobre os temas do cooperativismo.

Certificado

Todos os cursos oferecem, após a conclusão, um certificado de acordo com a carga horária, emitido pelo Sescoop.

Tempo

E como a gente sabe que tempo é um bem valioso, quase todos os cursos disponíveis podem ser feitos em até 30 dias após seu primeiro acesso ao curso. Veja o período de duração de cada um, na respectiva ementa.

Público-alvo

Quem pode acessar os cursos EAD do Sescoop? Todos os cooperados e colaboradores das cooperativas brasileiras. E se você ainda não faz parte de uma cooperativa, não se preocupe. O curso Entendendo a Sociedade Cooperativa é aberto a todos que queiram saber como esse tipo de empresa funciona.

Como se inscrever?

E então, quer se inscrever? É bem simples. Acesse: www.capacita.coop.br. Você será direcionado à área de inscrição. É só colocar seus dados. Não esqueça de informar a cooperativa em que você está vinculado, seja como empregado ou como associado. Se você ainda não participar de nenhuma cooperativa, não tem problema, basta marcar no campo que “não se aplica”.

Quer saber mais?

Procure a Unidade Estadual mais próxima. Cliquei aqui para obter o contato.